Início do conteúdo

Inteligência artificial e educação são tema de debate da Jornada Pedagógica


Os desafios e as possibilidades do uso da Inteligência Artificial (IA) na educação foram a temática do segundo encontro da Jornada Pedagógica: construindo e fortalecendo saberes na educação profissional e tecnológica, realizado na tarde de sexta-feira, 12 de setembro, no auditório do prédio central do Campus Sertão.

Foi convidado para debater o tema o professor doutor Anibal Lopes Guedes, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. O docente apresentou uma contextualização histórica da IA, explicou os diferentes tipos da tecnologia e destacou sua presença crescente no cotidiano. Na relação com a educação, tratou das questões éticas e potenciais usos e aplicações, oferecendo exemplos práticos, como a personalização do ensino com o objetivo de aumentar o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem. Segundo o palestrante, um dos principais objetivos é compreender como a IA pode ser utilizada em benefício coletivo e não apenas individual ou mercadológico.

A programação também teve um momento cultural, com a participação dos professores Marlou Peruzzolo Vieira, da área de Música do Campus, e Aline Bouvie, do curso de Música da Universidade de Passo Fundo (UPF).

A Jornada Pedagógica, iniciada em 29 de agosto com oficinas, terá seu último encontro no dia 10 de outubro.

Fim do conteúdo