Geral
Projeto nacional de acesso, permanência e êxito na Rede Federal tem participação de estudante e servidora do Campus Sertão
A assistente social Vanessa Carla Neckel e a acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas Gabriela Cristina Superti, ambas do Campus Sertão, representam a Região Sul na equipe nacional do projeto Rede APE – Acesso, Permanência e Êxito. O projeto envolve a realização de diagnósticos detalhados sobre as ações já existentes; a criação de mecanismos de articulação e monitoramento; a promoção de formações continuadas para gestores e docentes; a organização de seminários e fóruns de escuta e troca de experiências; além da integração com outras iniciativas do MEC.
As duas participaram do encontro da Rede com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), realizado entre os dias 8 e 10 de julho, em Brasília (DF), para definir os detalhes do I Ciclo de Seminários Regionais APE, que acontece a partir de agosto de 2025.
Na reunião, além da equipe técnica, participaram Pierry Teza, Coordenador-Geral de Projetos da Rede Federal; a reitora do IFFar, Nídia Heringer; e Nilva Schroeder, que apresentou um histórico das políticas de Acesso, Permanência e Êxito já desenvolvidas na Rede Federal. O encontro também foi espaço para apresentar os primeiros resultados do diagnóstico nacional sobre ações já implementadas, experiências bem-sucedidas e desafios que ainda persistem. Esse material será base para os seminários regionais e para a construção do Plano Nacional de APE.
Vanessa e Gabriela, de forma conjunta com os demais estudantes bolsistas e os especialistas em Educação selecionados para o projeto, estão colaborando com levantamento de ações de acesso, permanência e êxito da Rede Federal a serem compartilhadas nos eventos regionais.
Para a assistente social Vanessa, participar do projeto representa um marco profissional e pessoal: “tem sido uma experiência enriquecedora, de muito aprendizado e de compartilhamento entre equipe gestora, especialistas e estudantes de diversas regiões do país. O projeto Rede APE me faz acreditar e sonhar ainda mais com uma educação pública que acolhe a diversidade e transforma realidades em todo o Brasil”, destacou.
Gabriela, estudante bolsista do Campus Sertão, também enfatizou o impacto da experiência: “foi uma semana intensa, repleta de trocas significativas, reuniões produtivas e aprendizados que levarei comigo por muito tempo. É inspirador ver tanta dedicação reunida em um só lugar. Esse projeto é feito por pessoas que realmente querem fazer a diferença.”
A Rede APE
O projeto surgiu da necessidade de implementar ações sistemáticas institucionais voltadas ao acesso, à permanência e ao êxito dos estudantes. A Rede APE é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e reúne especialistas e estudantes de todas as regiões do país. O objetivo é fortalecer trajetórias de sucesso dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – que inclui Institutos Federais, Cefets, Colégio Pedro II e escolas técnicas vinculadas a universidades federais – desde a qualificação profissional até o ensino superior, com atenção especial à educação profissional articulada ao ensino médio.
Além do encontro nacional, estão previstos eventos regionais em Belo Horizonte (IFMG), Manaus (IFAM), Petrolina (IFSertãoPE), Curitiba (IFPR) e Cuiabá (IFMT), os quais devem reunir gestores e profissionais de todas as instituições da Rede Federal. As palestras e mesas-redondas terão transmissão ao vivo pelo canal da Web TV IFFar no YouTube, com possibilidade de participação remota e certificação.
Mais informações e a programação completa podem ser consultadas no site https://redeape.iffarroupilha.edu.br/.