Geral
1º Café com TI e 3ª Geek Week reúnem estudantes dos cursos da área de informática para formação prática e debater o mercado de trabalho
Com o objetivo de aproximar os estudantes do mundo profissional e ampliar suas habilidades técnicas e criativas, os cursos Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (TMSI) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus Sertão promoveram, entre os dias 16 e 18 de junho de 2025, a 1ª edição do Café com TI e a 3ª edição da Geek Week.
Organizados por uma comissão composta por docentes, estudantes e técnicos, os eventos ocorreram ao longo de três dias e reuniram atividades teóricas e práticas, com foco na integração, no protagonismo estudantil e na preparação para os desafios do mercado de trabalho.
Segundo a professora Patrícia Nascimento da Silva, coordenadora do curso TMSI, os eventos mostraram a importância da formação integral dos estudantes, unindo teoria, prática, habilidades técnicas e socioemocionais em um ambiente descontraído e colaborativo. “As atividades reforçam que o aprendizado vai além da sala de aula, preparando os estudantes com conhecimento, criatividade, colaboração e protagonismo”, destacou.
A professora Patrícia ainda ressaltou o engajamento dos alunos: “o evento foi um sucesso, com quase 100% de participação durante os três dias, o que mostra o interesse e a relevância dessas atividades para os estudantes”.
1º Café com TI
Durante as manhãs, o Café com TI ocupou o Auditório Central com palestras e bate-papos. No primeiro dia, a palestra “TI no mercado de trabalho: como se destacar?”, ministrada por Cristina de Souza França, apresentou dicas sobre recrutamento, elaboração de currículo, postura em entrevistas e a importância de desenvolver hard e soft skills.
No segundo dia, o bate-papo “Egressos em Foco: Compartilhando Experiências” contou com a participação de ex-estudantes do TMSI e ADS: Tays Zanolla, Felipe Consalter, Jorge dos Santos, Erica Oliveira e Igor Kalb. Eles compartilharam suas trajetórias acadêmicas e profissionais, falaram sobre as transições para o mercado de trabalho, aprendizado contínuo, tendências da área e conselhos que gostariam de ter recebido na época de estudantes.
Encerrando o Café com TI, no terceiro dia, os participantes assistiram à palestra online “Tecnologia da informação: uma carreira sem fronteiras”, com Jefferson Rodrigo Almeida, Diretor de Arquitetura na FileCloud. Atuando remotamente para empresas dos Estados Unidos há oito anos, Jefferson falou sobre o trabalho em home office para o exterior e compartilhou dicas para quem deseja seguir esse caminho.
3ª Geek Week
No turno da tarde, a 3ª Geek Week proporcionou aos estudantes uma variedade de oficinas práticas que aliaram conhecimento técnico, criatividade e experimentação. Entre as temáticas abordadas, os participantes aprenderam como a inteligência artificial pode ser utilizada para melhorar os estudos, com a oficina ministrada pela professora Cheila Bombana. A astronomia também foi destaque, com explorações sobre o universo guiadas pelo professor Rodrigo Toniato. Na área de ciências, a professora Karen Ribeiro apresentou conceitos e experiências sobre radioatividade, enquanto a docente Márcia Cardoso ensinou a fabricação de sabonetes.
A oficina de audiovisual, conduzida pelo professor Márlou Peruzzolo Vieira, transformou os alunos em uma equipe de imprensa, responsável por cobrir o evento. Junto ao professor Márlou, eles realizaram registros fotográficos, entrevistas e vídeos que comporão um mini-documentário sobre o evento.
Os professores Carlos Zeve e Hernani da Cruz trabalharam a robótica com projetos práticos numa oficina. A criação de jogos interativos baseados em texto foi explorada com a ferramenta Twine, com mediação dos docentes Gabriel Patzer e Anelise Jantsch.
A biodiversidade e o uso de tecnologia para estudo da natureza foram tema da oficina sobre ferramentas digitais para identificação de plantas, com a professora Maria Cláudia Pacheco e estudantes do PIBID. Também houve espaço para atividades intelectuais, como a oficina de xadrez, com o professor Emerson Oliveira, e a de criptografia, que abordou a matemática por trás dos códigos, com a docente Mônica Piotsckowski.
No campo esportivo, os professores Valério Rossetto, Larissa Zanella e Rodrigo Ferreira conduziram uma oficina sobre arbitragem e organização de eventos de voleibol. A criatividade foi estimulada ainda com a oficina interativa com o dispositivo Makey Makey, realizada pela egressa Érica Oliveira.
A programação foi encerrada com um momento de integração e lazer entre os estudantes, incluindo jogos de pingue-pongue, cartas e o “Voleizin dos nerdzin”, em que os participantes da oficina de arbitragem colocaram seus conhecimentos em prática e os demais puderam se divertir e interagir.