Início do conteúdo

Campus sedia capacitação em primeiros socorros para servidores da educação


O Campus Sertão sediou, no dia 27 de junho, sexta-feira, uma capacitação presencial em primeiros socorros voltada a servidores da unidade e de escolas do município de Sertão. O evento ocorreu no auditório do centro administrativo, das 13h às 17h, e foi promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com a organização da técnica em enfermagem do Campus, Cristina Souza França.

O objetivo foi preparar os participantes para agir com agilidade e segurança em situações de emergência, especialmente no contexto escolar, ampliando a proteção de crianças e adolescentes e promovendo um ambiente mais seguro, com pessoas capacitadas para prestar os primeiros atendimentos em casos de acidentes ou mal súbito. A formação foi ministrada pela enfermeira Mariana Sandri Soares e pelo socorrista Jonas Camargo, com emissão de certificado para os participantes.

 

Sobre a Lei Lucas

A Lei Federal nº 13.722, mais conhecida como Lei Lucas, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e estabelecimentos de recreação infantil. A finalidade é preparar os profissionais para agir de forma preventiva frente uma situação de urgência e emergência e evitar o agravamento do quadro da vítima até a chegada do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU).

A criação da Lei Lucas aconteceu em decorrência do falecimento de Lucas Begalli, de apenas 10 anos, após se engasgar com um pedaço de cachorro quente num passeio escolar, em 2017. A fatalidade poderia ter sido evitada, caso os profissionais que acompanhavam as crianças tivessem conhecimento prévio nas condutas de primeiros socorros. Alessandra Begalli, mãe de Lucas, passou a lutar pela capacitação das pessoas em ações básicas de primeiros socorros, resultado na elaboração da lei.

 

 

Fim do conteúdo