Início do conteúdo

NEABI do Campus participa da abertura do projeto Raízes em Movimento na comunidade quilombola da Arvinha


No dia 7 de junho, sábado a Comunidade Quilombola da Arvinha, localizada no município de Sertão (RS), foi o cenário da abertura oficial do projeto Raízes em Movimento, uma iniciativa que une cultura, ancestralidade, empoderamento feminino e fortalecimento das identidades quilombolas. Representando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Sertão, marcaram presença na cerimônia os integrantes: Alexei Nowatzki,  Denize Grzybovski, Karen Pinto Ribeiro, Jocelia da Silva, Roselaine Miranda Meira Araújo, Eva Daniele Lopes da Silva de Souza, Silvana Senhgra Joaquim, João Carlos Ruszczyk e Leandro da Silva Friedrich (coordenador).

A programação foi marcada por momentos de partilha e celebração. Naquele final de semana, a professora carioca Viviane Soares conduziu a oficina “Dançando nossas origens”, compartilhando sua experiência com samba de gafieira e samba no pé, apresentando a dança como expressão de autocuidado, liberdade e conexão ancestral.

 

Raízes em Movimento

Coordenado por Sarah Ribeiro, o projeto Raízes em Movimento visa promover o acesso à cultura como direito fundamental, especialmente nas comunidades remanescentes de quilombos. O projeto é voltado amulheres e crianças quilombolas, com idades entre 9 e 72 anos.

A iniciativa busca valorizar a cultura afro-brasileira, promover o empoderamento feminino e fortalecer a identidade das comunidades remanescentes de quilombos.

O projeto é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio do PRÓ-CULTURA RS e da SEDAC RS, e conta com oficinas, atividades culturais e registro audiovisual das experiências vividas.

Durante os meses de junho e julho, o projeto seguirá com oficinas nas comunidades quilombolas da Arvinha e Mormaça: oficina de tranças e estética afro, conduzida por Stéfanie e Larissa Machado, da Bella Hair (14 e 21 de junho); e uma imersão sobre história e indumentária afro-brasileira, com Tânia Mara Duda, abordando turbantes, estampas e significados (28 de junho e 05 de julho).

Fotos: Diogo Zanatta

Fim do conteúdo