Geral
Professora do Campus lidera elaboração de norma inédita para aquicultura com foco em bem-estar de tilápias
Referencial dedicado à produção de peixes está disponível para consulta pública e marca avanço na certificação ética na aquicultura brasileira. Lançamento ocorreu no dia 21 de maio, numa live no canal do Youtube do Certified Humane com participação da pesquisadora e professora do Campus Sertão, Rosangela Poletto e de especialistas do setor.
Pela primeira vez, a organização Certified Humane® disponibilizou para consulta pública um referencial técnico voltado exclusivamente à aquicultura e a pesquisadora e docente do Campus, membro da Certified Humane®, Rosangela Poletto, liderou a elaboração do documento. O referencial abre a possibilidade de certificação Certified Humane® também para a produção de tilápias e foi desenvolvido com base em evidências científicas, melhores práticas internacionais e contribuições de profissionais com ampla atuação na área.
A nova norma tem como foco principal a tilápia, espécie de grande relevância econômica e social no Brasil. Aspectos como nutrição, densidade populacional, qualidade da água, transporte, saúde animal e manejo humanitário, orientando produtores em todas as etapas, do cultivo ao abate são abordados no documento.
A publicação oferece aos produtores uma ferramenta prática e atualizada para promover o bem-estar animal e atender às exigências de consumidores e mercados cada vez mais conscientes e pode ser acessada no link Norma de Bem-Estar Animal para Tilápias – Certified Humane 2025.