Geral
Acadêmicos de Agronomia promovem consumo da ora-pro-nóbis durante a 3ª Semana das PANCs
O Restaurante do Campus contou com um ingrediente especial no cardápio na semana anterior: a ora-pro-nóbis. A ação integra a programação da 3ª Semana das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), promovida pelos estudantes Gabriela Chiarello, Joana Serro Negri, Henrique Carvalho e Verônica Balejos na disciplina de Agroecologia, do curso de Bacharelado em Agronomia, sob orientação do professor Wellington Rogério Zanini. A atividade ocorreu na terça-feira, 15 de abril.
A iniciativa busca divulgar os benefícios e as possibilidades de uso das PANCs no dia a dia, incentivando o consumo consciente e a valorização da biodiversidade alimentar. Embora esta seja a primeira vez que o grupo de estudantes trabalhe diretamente com as PANCs, muitos já conheciam a ora-pro-nóbis, planta com alto teor de proteínas, de fácil cultivo e sabor suave.
Para a acadêmica Gabriela Chiarello, “a experiência tem sido importante para aprofundar o conhecimento sobre essas plantas e descobrir formas criativas de incluí-las na alimentação. Um exemplo prático foi a salada servida no cardápio do restaurante, que combinava alface com ora-pro-nóbis”. Os estudantes destacam, ainda, que a planta pode ser usada em diversas receitas, como bolos feitos com suas folhas. Gabriela conta que coletou apenas as folhas da planta na sua própria casa e o preparo foi feito pelas servidoras do restaurante.
O projeto está chamando a atenção não só dos frequentadores do restaurante, mas da comunidade regional. Henrique conta que a Emater entrou em contato com a nutricionista do restaurante para saber mais informações sobre a atividade com as PANCs.
Em breve, o cardápio do restaurante trará novidades com a oferta de outras PANCs.