Geral
Projeto de ensino do Campus resulta em pesquisa e publicação em revista científica
Os professores do Campus Emerson Rogério de Oliveira Junior, Lis Ângela De Bortoli e Ana Sara Castaman elaboraram e publicaram conjuntamente um artigo científico que relata o desenvolvimento de um projeto de ensino na Instituição, criado para complementar o ensino formal de lógica de programação e atender às dificuldades dos alunos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).
A publicação intitulada “Confraria da Lógica: uma organização educacional para potencializar o pensamento computacional entre estudantes da Educação Profissional e tecnológica” ocorreu na Revista Caderno Pedagógico (Qualis CAPES 2017-2020: A2)
O projeto de ensino “Confraria da Lógica” foi realizado durante o período de 2016 a 2020, sob a coordenação do professor Emerson Rogério de Oliveira Junior, oportunizando o desenvolvimento de atividades lógicas baseadas nos pilares do pensamento computacional e na aplicação de novas tecnologias por meio de encontros semanais supervisionados pelo professor e conduzidos por um aluno monitor.
Conforme o professor Emerson, o artigo apresenta os resultados do projeto de ensino, dentre os quais a melhora significativa no desempenho dos alunos atendidos, com foco na lógica de programação, programação Java e estrutura de dados. “O artigo conclui que a Confraria da Lógica é uma ferramenta eficiente para apoiar o aprendizado de programação e ampliar o raciocínio lógico dos estudantes e que a criação e desenvolvimento de atividades lógicas, com base nos fundamentos dos quatro pilares do pensamento computacional, acarretam maior facilidade para o ensino de conceitos de lógica”, comenta Emerson.
A versão completa do artigo pode ser lida através do DOI:10.54033/cadpedv22n1-210.