Servidora do Campus é convidada como conferencista em evento de interculturalidade no Peru

A Técnica em Assuntos Educacionais do Campus Sertão Vanda Aparecida Favero Pino foi convidada pelo grupo de pesquisa peruano “Kawsasun” da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM) para palestrar e aplicar uma oficina sobre o tema da interculturalidade em Lima, no Peru, no período de 19 a  21/10/2018.

Conforme a servidora, a atividade prática teve como fio condutor o trabalho com a interculturalidade na escola e baseou-se na metodologia de atividades interculturais que foram aplicadas no IFRS – Campus Sertão (cursos técnicos integrados) em que os próprios estudantes indígenas, mediados pelos educadores do Núcleo de Estudos Afro – Brasileiros e Indígenas (NEABI), organizaram oficinas interculturais. O público eram professores das escolas públicas de Lima metropolitana e professores da UNMSM.

“A oficina teve um resultado positivo, visto que, ademais de representar o IFRS em uma universidade conceituada,  sabendo além de tudo que a UNMSM é a universidade mais antiga de toda a América (1551), também pudemos compartilhar de experiências e conhecimentos acerca do tema”, observa Vanda. Ainda, segundo ela, o Perú possui uma grande quantidade de etnias indígenas andinas e amazônicas e também compartilha a necessidade de que deve-se trabalhar com maior ênfase e efetividade os conhecimentos indígenas na escola. “Conhecimentos esses, conforme foi debatido na palestra  oficina, que precisam mostrar-se presentes e importantes, assim como os conhecimentos ocidentais. Na oportunidade pude contextualizar nossa realidade atual (brasileira e institucional) e os desafios presentes no currículo para o trabalho com a interculturalidade e representação dos povos indígenas, comunidades quilombolas e demais comunidades tradicionais. Esse é o desafio que enquanto instituições públicas de ensino nos propomos. O contato com a UNMSM nos possibilitou a reflexão sobre práticas de ensino que cumprem o papel da interculturalidade”, conta.

Em relação às atividades práticas propostas na oficina, os professores foram desafiados a criarem um plano de aula que envolvesse uma temática concreta e intercultural com referência a seu contexto escolar. Do trabalho em grupo surgiram propostas que podem ser adaptadas e aplicadas no IFRS  como o bem-viver quechua, os cantos indígenas, a visão dos sábios indígenas, o compartilhar, e atividades temáticas com a participação das famílias dos estudantes indígenas e não indígenas.