Início do conteúdo

Projeto de ensino promove degustação de carne de coelho como alternativa saudável


O Projeto de Ensino de Ampliação do Setor de Cunicultura do Campus Sertão, coordenado pelo servidor Lindemar Sertoli, promoveu a degustação de carne de coelho no dia 13 de novembro, às 10h, no hall de entrada do prédio A14.

De acordo com o coordenador do projeto, Lindemar Sertoli, o objetivo da ação foi apresentar aos estudantes do Campus as qualidades da carne de coelho, a qual se destaca por seu alto teor de proteínas e baixo índice de gordura, oferecendo uma opção nutritiva e saudável para quem busca alternativas às carnes tradicionais. Além da degustação, os participantes puderam aprender sobre formas de preparo e a versatilidade deste alimento no cardápio do dia a dia.

Na degustação, foram consumidos 40 quilos de carne de coelho preparados de quatro formas diferentes. Parte da carne passou por pré-cozimento antes de ser empanada e frita, outra parte foi apenas frita após o pré-cozimento, outra parte foi frita diretamente e desossada, enquanto outra foi empanada e frita. Desde o abate até o preparo, o processo foi realizado no setor de Agroindústria do Campus.

Atualmente, o Campus conta com 29 coelhos. Sertoli conta que o projeto responsável pela ampliação do setor teve um bom desenvolvimento, garantindo conforto e bem-estar aos animais. “A reestruturação do setor segue em avaliação, com o objetivo de ampliar atividades práticas que envolvam os estudantes, aprimorando conhecimentos sobre manejo, alimentação e instalações adequadas para a criação”, pontua o coordenador. A iniciativa também contou com a dedicação das bolsistas Kauane Caroline Gayeski de Almeida e Daniela Marli Brasil Da Rosa Conceição, além da voluntária Ediane Dal Ben.

Fim do conteúdo