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Jornada Pedagógica: formação docente debate educação noturna no Campus


Na tarde da última sexta-feira, dia 25 de outubro, o Campus Sertão concluiu as formações docentes referentes à Jornada Pedagógica, edição 2024, debatendo a educação noturna na Instituição. A Jornada é um projeto de formação continuada da Diretoria de Ensino que busca conectar os conhecimentos acadêmicos e os saberes resultantes da experiência dos diferentes profissionais da educação. A programação iniciou no dia 13 de setembro e teve continuidade no mês de outubro.

A formação de sexta-feira, 25/10, foi promovida em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus e teve a palestra online Educação noturna: barreiras, possibilidades e vivências considerando particularidades e também as relações étnico-raciais, com a professora Maria Carolina Fortes, do IFSul Campus Passo Fundo. Após a palestra, foi realizada uma mesa redonda para debater a educação noturna no Campus Sertão. Participaram do debate as estudantes Eva Daniele Lopes da Silva de Souza e Roselaine Miranda Meira Araújo, ambas do Quilombo da Arvinha, o estudante Joceli Teodoro, da Comunidade indígena Fág-E (comunidade do Incra), o Diretor-Geral Cléver Variani, a Diretora de Ensino Rosana Corazza e a coordenadora do PROEJA Luciana Angelita Machado, com mediação do coordenador do NEABI, Leandro da Silva Friedrich.

Foram vários relatos dos estudantes que evidenciaram as dificuldades enfrentadas em algum curso no turno noturno. Uma fala que se destacou foi a da estudante do PROEJA Eva Daniele, que hoje está trabalhando na secretaria da Câmara de Vereadores de Sertão: “sou a primeira quilombola a estar trabalhando dentro da secretaria e, não para limpar o chão, mas na parte administrativa, devido ao curso, à educação”.

Jornada Pedagógica 2024

Ainda em setembro, no dia 13/09, ocorreu a palestra Os impactos e desafios da Revolução da Indústria 4.0 para o mundo do trabalho, conduzida pelo professor e pesquisador da Universidade do Minho, Portugal, Fernando Bessa Ribeiro. No dia 04/10, foram realizadas as oficinas: Facilitando Avaliações Digitais no Moodle (professora Cheila Bombana); Interseções entre neurociência e educação: possibilidades para a sala de aula – edição 2024 (pedagogos Elaine Pires Salomão e Rodrigo Ferronato Beatrici); A cultura ágil no ensino (professora Lia Ângela De Bortoli); SIGAA – Módulo Cursos Técnicos e Módulo Cursos Superiores (professora Patrícia Nascimento da Silva). E, no dia 11/10, aconteceu a palestra online EaD no IFRS e cursos MOOC, ministrada pela professora Júlia Marques Carvalho da Silva, Coordenadora de Educação a Distância – Reitoria (PROEN/CEaD).

A próxima formação está prevista para o dia 13/12 com o tema Transtorno do Espectro Autista.

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