Etapa Sertão dos Jogos do IFRS começa nesta quinta-feira

A segunda etapa dos Jogos do IFRS reunirá mais de 600 participantes no Campus Sertão a partir desta quinta-feira, dia 26 de setembro de 2024. São 545 estudantes atletas e 82 servidores, de 16 campi. Até sábado, 28 de setembro, serão realizadas competições de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, com equipes masculinas e femininas.

As delegações começam a chegar ao campus já nesta quarta-feira, dia 25. Para acolhê-las, a comissão organizadora tem um apoio especial: os “padrinhos”. São estudantes voluntários que atuam como monitores na recepção e no acompanhamento dos diferentes grupos. A ideia é promover um clima de integração, cooperação e deixar boas lembranças a quem estará presente nesse grande evento esportivo.

As disputas terão início às 8h de quinta-feira e ocorrerão no Campus Sertão e também em outros dois espaços das cidades de Sertão (Módulo Esportivo de Sertão) e de Coxilha (Ginásio municipal). Pela primeira vez, a cerimônia de abertura oficial da etapa Sertão terá também uma apresentação das delegações A atividade ocorrerá a partir das 19h de quinta-feira, no Ginásio do campus. Os Jogos devem ocorrer até a tarde de sábado, 28 de setembro, com previsão de término por volta das 17h.

Algumas orientações aos participantes:

📝 Hospedagem

As delegações ficarão alojadas no campus.

📝 O que levar

Cada participante é responsável por levar, para sua conveniência e acomodação:

• colchão ou colchonete
  • roupa de cama
  • travesseiro
  • cobertas
  • toalhas de banho
  • itens de higiene pessoal
  • medicações de uso pessoal, se necessário
  • garrafa de água e/ou copo para água
  • recomenda-se ainda que os estudantes levem roupas e agasalhos quentes, repelente, protetor solar, chapéu ou boné.

📝 Alimentação

As refeições acontecerão no refeitório do Campus Sertão, mediante a apresentação de ticket entregue aos participantes pelo chefe da delegação: café da manhã (6h30 às 8h), almoço (11h30 às 13h30) e janta (18h às 19h30). Serão oferecidos também lanche da manhã, lanche da tarde e ceia, entregues pelo chefe da delegação.

Confira aqui o cardápio

No campus há ainda uma cantina, que vende lanches e funciona pela manhã e à tarde.

📝Programação

Já está divulgada a programação dos jogos e o chaveamento das modalidades coletivas. As chaves, sequência de jogos, datas e horários por modalidades e os resultados podem ser acompanhados também pelo aplicativo Copa Fácil – JIFRS 2024 ou no site do Copa Fácil.

📝 Secretaria do evento

As Comissões Geral, Disciplinar e de Esportes estarão instaladas na Secretaria do evento, entre o ginásio e a quadra de basquete. Servidores e estudantes poderão se direcionar a esse local no caso de necessidade.

📝 É proibido

É proibido o uso de caixas de som de qualquer natureza em qualquer instalação física (quadras, refeitórios, pátios, pistas, alojamentos, vestiários…). É expressamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas durante a realização dos Jogos do IFRS. Estudantes e servidores identificados com bebidas alcoólicas serão convidados a se retirar do evento.

Sobre os Jogos do IFRS
Esta é a nona edição dos Jogos do IFRS, voltado a estudantes com idade de até 19 anos. Está ocorrendo em duas etapas: a primeira foi realizada no Campus Bento Gonçalves, no dia 09 de setembro de 2024, com as modalidades de xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia, atletismo e uma demonstração de bocha paralímpica; e a segunda ocorrerá no Campus Sertão, de 26 a 28 de setembro.

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.

Texto: Comunicação – Reitoria IFRS