Acadêmica do curso de Zootecnia é selecionada para intercâmbio em Portugal

Carlismar Silva Guedes, estudante do curso de Bacharelado em Zootecnia do Campus Sertão, embarca para Portugal nesta semana para um intercâmbio acadêmico de seis meses. Ela foi classificada em segundo lugar para uma das três vagas oferecidas no Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional do IFRS em 2024.

As outras duas vagas foram conquistadas  pelas estudantes Marília dos Santos Leoncio (1º lugar), do Campus Vacaria, e Ana Paula Casa (3º lugar) do Campus Farroupilha. Cada uma delas receberá uma bolsa no valor de R$ 15.000,00 para custear as despesas com o intercâmbio.

Motivada pelo desejo de demonstrar que esforço e dedicação podem superar barreiras de idade e tempo, Carlismar assegura que aproveitará ao máximo as oportunidades oferecidas na experiência internacional. “Quero provar para mim mesma de que vale a pena o esforço e dedicação independe da idade e do tempo que possa levar, nunca desistir e aproveitar as oportunidades que são lançadas na nossa vida”, comenta.

Durante o intercâmbio, Carlismar pretende explorar as diferenças entre o curso de Zootecnia no Brasil e o de Engenharia Zootécnica do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal. O foco da acadêmica será a nutrição de felinos e bem-estar animal, áreas as quais também foram motivação para ingresso no curso. Ela espera que a experiência no exterior complemente sua formação acadêmica e profissional, trazendo novas perspectivas e tecnologias para sua atuação futura.

Entre as diferenças esperadas entre as abordagens brasileiras e portuguesas na área, a estudante se mostra entusiasmada com as inovações tecnológicas adotadas em países europeus. A preparação para a viagem iniciou desde seu ingresso no curso. Carlismar combinou estudos intensivos e participação em projetos voluntários e acadêmicos. A intercambista destaca que sempre estudou muito e buscou um bom índice de rendimento acadêmico, participando de projetos voluntários, atuando como bolsista de projetos da Facto em Ambientes de Inovação e no Desafio Prototipe 4.0 e participando de treinamentos na Anprotec. Também foi destaque no Sertão Aplicado, com participação e apresentação de trabalhos em Congressos.

Pessoalmente, a preparação foi encarar os desafios logísticos de organizar sua vida para viver seis meses em uma nova realidade, envolvendo desde a obtenção do visto e aluguel de apartamento até a gestão de sua rotina de estudos e a administração da ansiedade. “Não foi fácil organizar documentos para o visto, alugar apartamento em país estrangeiro, passar noites buscando passagens aéreas para as datas possíveis, e, ao mesmo tempo, cuidar do cotidiano, dos estudos no semestre (principalmente Estatística), além de administrar a ansiedade”, conta.

Ao retornar, Carlismar planeja conectar o conhecimento adquirido em Portugal com seus projetos e estudos no Campus Sertão, complementando e expandindo sua formação. Ela também vê a experiência como uma oportunidade de abrir portas para estudos de pós-graduação no futuro.

A seleção para o intercâmbio gerou grande entusiasmo entre família e amigos, que expressaram orgulho e apoio à sua jornada. Carlismar deixa um conselho para futuros candidatos: “dedicar-se ao máximo, participar de projetos e buscar constantemente enriquecer o currículo e a maturidade”.