Lançado Glossário sobre trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica

Docente Ana Sara Castaman do Campus Sertão é uma das organizadoras da obra

No intuito de facilitar o acesso à descrição de termos, palavras e expressões recorrentes nas produções e nos estudos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas – Kairós, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), produziu um Glossário, organizado pela docente Ana Sara Castaman do Campus Sertão, em conjunto com Liliana Soares Ferreira (UFSM), Marcos José Andrighetto (IFFar – Campus Santo Augusto) e Silvia de Siqueira (PPGE-UFSM).

Conforme Ana Sara, o processo de elaboração do Glossário iniciou com a seleção de verbetes cujas unidades de sentidos fossem recorrentemente encontradas nas produções acerca da EPT. Foram identificados 121 verbetes nas produções acadêmicas para caracterizar e/ou delimitar a Educação para o trabalho no Brasil. Pesquisadores de todos os estados brasileiros e de Portugal, os quais se dedicam ao estudo das especificidades epistemológicas e científicas e militam na defesa da EPT como política pública, foram convidados para produzir os textos dos verbetes que integram o Glossário. “Um elemento que se pode pôr em relevo é o fato de se contar, neste livro, com pelo menos um texto proveniente de cada Estado do Brasil, esperando-se, deste modo, contribuir para se formar uma ampla rede de abordagens sobre a temática. Notadamente, trata-se de um projeto potente, colaborativo e elaborado de modo respeitoso e valorativo por sujeitos com objetivos comuns. Constitui-se em um processo de produção de conhecimento para nós, organizadores, acerca da EPT no Brasil. Assim, disponibiliza-se ao público esse Glossário e espera-se que os entendimentos formulados e apresentados nas páginas que seguem, sejam referência para estudos e pesquisas sobre EPT”, comenta a docente.

O Glossário já está disponível para venda. Clique aqui para ter acesso ao site.