Campus sedia nova capacitação do Programa de Apoio à Extensão Universitária para Agricultura Familiar e Contribuições para Agenda 2030

Nos dias 03 e 04 de julho, o Campus Sertão sediou a segunda etapa da capacitação presencial para Agentes Locais de Formação (ALFs) como parte do Programa de Apoio à Extensão Universitária para Agricultura Familiar com a finalidade de proporcionar melhorias na qualidade de vida, nos âmbitos econômico, social e político das famílias envolvidas e reduzir o êxodo rural.

As temáticas abordadas no último encontro foram Produção Animal Estruturada em Pastagem, apresentada pelo docente Jorge Nunes Portela, e Processamento de Produtos da Agricultura Familiar, apresentada pela docente Taís Letícia Bernardi.

Os cursos presenciais do Programa realizados no Campus Sertão são construídos a partir do Diagnóstico Rápido e Dialogado (DRD) aplicado para as famílias nos assentamentos para elencar quais as principais demandas locais e os desafios enfrentados pelas comunidades.

Participam das capacitações dez jovens com idades entre 15 e 29 anos indicados por quatro assentamentos distintos. O objetivo é que esses jovens disseminem o conhecimento nos assentamentos para assegurar a continuação e a replicação de processos produtivos após o término do projeto.

A coordenação do projeto na instituição está a cargo da docente Raquel Breitenbach, com a supervisão dos docentes Elói Da Rosa Soares e David Peres da Rosa. O time de residentes e bolsistas inclui Taciane Regina Dos Santos, Suelen Eduarda Kaminski, Lucas Luan Ortiz, Gabriela Pereira Palmeira e Veronica Balejos De Souza.

A residente Taciane Regina Dos Santos destaca a importância das atividades do projeto, que oferece formação e capacitação para recém-formados, bolsistas e jovens assentados, unindo ensino e extensão rural e proporcionando experiência nos mais variados ambientes principalmente nas ciências agrárias, humanas e sociais aplicadas. “É uma oportunidade única, pois promove uma experiência profissional distinta, com foco na sustentabilidade, nos desafiando a solucionar problemas cotidianos do meio rural, especialmente na produção agrícola e pecuária, na preservação e recuperação dos recursos ambientais, no processamento e comercialização de produtos artesanais e na gestão operacional e financeira de pequenos negócios rurais”, comenta.

As capacitações no Campus Sertão ocorrem duas vezes ao mês, com duração de dois dias cada. A primeira etapa foi realizada nos dias 12 e 13 de junho. A próxima capacitação está agendada para os dias 07 e 08 de agosto.

Sobre o programa

O objetivo principal do programa é promover ações de extensão entre as Unidades Familiares de Produção Agrária e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento. Essa interação visa a geração e apropriação coletiva de conhecimentos, construção, inovação, empreendedorismo e adaptação de tecnologias sustentáveis para a agricultura familiar.

As atividades do Programa de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para Agenda 2030 (PROFOR-EXT) estão sendo desenvolvidas em diversos assentamentos do Rio Grande do Sul, em parceria com o MDA, COCEARS e INCRA. Os assentamentos beneficiados incluem:

Dom Orlando Dotti, Esmeralda, com 143 famílias (ALFs: Juliana De Lima Paim, Vitória Borges Fabro da Silva, Nathália dos Santos Paim, Ketlin Cristina Cassemiro de Almeida e Natalícia dos Santos Pimentel);
Bom Recreio, Passo Fundo, com 37 famílias (ALF: João Pedro Oruoski de Oliveira);
Seguidores de Natalino, Ibiaçá, com 23 famílias (ALFs: Sibeli Martins dos Santos e Patrícia Aguiar da Silva Albani Pinto);
Três Pinheiros, Sananduva, com 64 famílias (ALFs: Daniela Amaral Duarte e Gabrieli Ardenghi Stumm).