Educação antirracista e plano de ensino individualizado foram os temas da formação docente realizada em parceria com o NEABI

No dia 27 de outubro de 2023, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Sertão promoveu uma formação docente em parceria com a Direção de Ensino sobre educação antirracista e plano de ensino individualizado (PEI). A formação finalizou a programação do Ciclo de Estudos: Diversidade e Inclusão, desafios emergentes na formação pedagógica e foi conduzida pela professora Dra. Aline Santos Oliveira, Assessora de Relações Étnico-Raciais do IFRS. O evento ocorreu no auditório José Leocyr Dornelles Minussi, a partir das 13h30min, e teve como público-alvo todos os servidores do Campus.

Aline enfatizou a importância do campo simbólico que as escolhas pedagógicas convocam. Nesse sentido, uma educação antirracista começa na escolha dos autores e dos materiais que os docentes escolhem para trabalhar em sala de aula. A Assessora de Relações Étnico-Raciais do IFRS iniciou sua fala com uma provocação, questionando os participantes sobre quais autores e pesquisadores negros ou indígenas são referência nas áreas de cada um. A partir da provocação, estabeleceu uma reflexão sobre o apagamento que a história negra e indígena sofre na sociedade. “Não é que autores e pesquisadores negros e indígenas não existam, eles só não são trazidos para as aulas”, apontou.

Na segunda metade da formação, o assunto foi o Plano de Ensino Individualizado (PEI), um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica. Trata-se de um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento desses estudantes.

A formação também contou com a abertura da Mostra Fotográfica permanente do professor Roberto Sander sobre a Romaria de São Miguel em Passo Fundo, cuja capela tornou-se símbolo da libertação dos escravizados. A Mostra está no hall de acesso ao auditório do prédio central do Campus e permanecerá exposta durante todos o mês de novembro.

Sobre o Ciclo de Estudos
O Ciclo de Estudos faz parte das ações de formação pedagógica continuada, viabilizada pelo Departamento de Ensino (DE) do Campus aos docentes e demais servidores interessados. A programação do Ciclo de Estudos deste ano contou com outras atividades que foram desenvolvidas no segundo semestre. No mês de julho, aconteceu em parceria com o NEABI a palestra “Reflexões acerca dos estudantes afro-brasileiros e indígenas: o papel do docente” desenvolvida por Danilo Braga, Maria Inês de Freitas e Francisca Izabel da Silva Bueno.

No mês de setembro, foram ofertadas quatro oficinas pedagógicas: Workshop Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades, com a Profª Drª Cheila Bombana; Interseções entre neurociência e educação: possibilidades pedagógicas para a sala de aula, com os pedagogos Ms. Elaine Pires Salomão e Ms. Rodrigo Ferronato Beatrici; A indissociabilidade na Equoterapia por meio do ensino x pesquisa x extensão, com o professor Dr. Marcos Oliveira; e Os 4 temperamentos em sala de aula: um novo olhar para cada estudante!, com aprofessora Drª Noryam Bispo.

Os momentos possibilitaram troca de conhecimento para compreender o ensino e a aprendizagem sob o olhar voltado para a diversidade, equidade e inclusão.

Confira a galeria de imagens da formação docente de sexta-feira, 27/10, e dos demais encontros dos ciclos: