Início do conteúdo

Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática realiza segunda edição do Shark Tank


Desenvolver uma ideia, um produto e convencer especialistas e investidores. Essa é a proposta de um programa televisivo que inspira a realização do Shark Tank do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática(TMSI) do Campus Sertão. O evento, que chegou a sua segunda edição neste ano, ocorreu no dia 02 de outubro, no auditório do Centro Administrativo.

Nesta edição, foram apresentados três projetos desenvolvidos por estudantes do 3º ano do curso. Os trabalhos foram elaborados ao longo do segundo trimestre letivo de 2023, de maneira interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de: Administração e Empreendedorismo, ministrada pelo professor Eloi da Rosa; Tecnologia da Informação, ministrada pela professora Cheila Bombana; Serviços e Programação para Internet, ministrada pelo professor Gabriel Patzer; Projeto Integrador I, II e III e Criatividade e multimídia, ministradas pela professora Patrícia Nascimento da Silva.

Na tarde de segunda-feira (02/10), os estudantes apresentaram suas empresas e defenderam suas propostas para uma banca de jurados formada pela nutricionista do Campus Camila Veronese, pela Tecnóloga em Design de Moda Marialine Casteli Tognon e pelo egresso do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Rafael Rovani Tognon.

Foram três empresas/propostas: a Drep, formada pelos alunos Andrey Noetzold Ribeiro, Erik Gabriel Dos Santos e Pablo Locatelli Machado; a Reunif, composta pelos alunos Emeli Branda Ulrich, Isabelli Araldi e Thierry Dos Santos; e a Smart Manager, criada por Pedro Henrique Andrade.

Mas não foi apenas os estudantes do terceiro ano que se envolveram no evento. As turmas do segundo ano ficaram responsáveis pela organização, dividindo-se em equipes para criação, decoração, materiais, recepção, busca de patrocínios, marketing, coffee break, protocolo, divulgação e apresentação da cerimônia. O grupo de investidores internos dos projetos foram os estudantes do primeiro ano do curso.

Após defender as propostas, cada equipe respondeu as questões da banca de jurados, os chamados “sharks”, além de responder as questões dos investidores. Os estudantes criadores das empresas precisaram treinar a argumentação para convencer e conquistar apoio financeiro em “ifcoin”, a moeda criada para o evento.

Conforme a coordenadora do curso, Patrícia Nascimento da Silva, o evento foi uma iniciativa da disciplina de administração que cresceu e ganhou adesão de todas as turmas do curso. “Por trabalhar com situações reais de desenvolvimento de ideias e produtos, o Shark Tank promove o trabalho em equipe, a criatividade, a resiliência, além de envolver todos os estudantes, seja na apresentação e avaliação das propostas ou na organização de um evento”, comenta.

Na 2ª edição do Shark Tank TMSI, a proposta que melhor convenceu foi a da empresa Drep, formada pelos alunos Andrey Noetzold Ribeiro, Erik Gabriel Dos Santos e Pablo Locatelli Machado. A Drep apresentou como ideia a venda de moletons e camisetas personalizados pela internet. Os estudantes desenvolveram um site para vendas e trouxeram peças já confeccionadas para amostra. Andrey Noetzold Ribeiro conta que a ideia surgiu de uma proposta real. “Estava pensando numa maneira de ter uma renda e tive a ideia de vender roupas personalizadas. Quando surgiu o Shark Tank, conversei com os colegas que toparam trabalhar com essa proposta”, conta. Conforme Pablo Locatelli Machado, a ideia se mostrou viável, inclusive, para além do projeto. Erik Gabriel Dos Santos destaca que o evento prepara o estudante para o empreendedorismo, abrindo outras possibilidades de atuação.

A coordenadora Patrícia evidencia o empenho de todos os estudantes na realização do evento. “Eu me surpreendi com a dedicação de todos, inclusive, com o alto número de patrocinadores que os estudantes conseguiram. Isso mostra que o objetivo do evento, que é desenvolver habilidades como a pró-atividade, está sendo atingido”, observa.

 

Fim do conteúdo