Bastidores do Jogos: o trabalho envolvido na alimentação dos participantes

As competições acirradas, a dedicação na torcida e a agitação de uma intensa programação diária, exigem muita energia dos estudantes e atletas nos Jogos do IFRS. Por isso, um dos protagonistas do evento merece destaque: o Restaurante do Campus, responsável por fornecer alimentação para quase 700 participantes.

Com uma equipe de profissionais comprometidos, o Restaurante conta com 10 auxiliares, quatro cozinheiras e uma padeira, além de dois postos de limpeza, de uma nutricionista e de uma auxiliar de cozinha. Juntos, eles vêm garantindo que todos os atletas, treinadores e demais envolvidos sejam alimentados adequadamente ao longo dos dias de competição.

O número de refeições servidas durante o evento impressiona: a estimativa é de que mais de 9.500 pratos sejam preparados e servidos, resultando em uma verdadeira maratona culinária. Para saciar a fome dos participantes, estão sendo utilizados, em média, 250 kg de carne, 50 kg de massa, 50 kg de arroz e 20 kg de feijão, seis mil pães todos os dias. Cada ingrediente contribui para uma alimentação balanceada e energética.

Além disso, são oferecidas frutas e o café da manhã conta com a produção própria da Agroindústria do Campus: iogurte, queijo, salame e doce de leite, os quais já são sucesso no IFRS.

Em meio a tantas refeições, também houve a preocupação de fornecer alimentação adequada para os participantes com intolerâncias alimentares.

Devido à impossibilidade de produção para atender uma demanda tão grande, os insumos para os lanches foram adquirimos especialmente para o evento. São 3.000 unidades de biscoito salgado, 3.700 barras de cereal e 5.800 unidades de suco de frutas de 200ml.

Conforme a nutricionista Camila Veronese, o trabalho inicia antes das 5h da manhã e encerra somente depois das 20h30min. Nos dias em que o cardápio incluiu assados de carne, as primeiras assadeiras foram colocadas no forno por volta de 4h da manhã. “É um desafio enorme dar conta de um evento desta proporção. Vai muito além da nossa capacidade habitual e, por isso, temos que adaptar os cardápios e os preparos para conseguir suprir a demanda. Esbarramos na falta de equipamentos necessários para um público tão numeroso, mas a equipe é muito dedicada e comprometida e faz tudo dar certo”, comenta Camila.

A dedicação e a atenção aos detalhes da equipe do Restaurante não passaram despercebidas pelos participantes dos Jogos. A estudante Camile So Broker, 18 anos, de Viamão, brincou que não está preparada para voltar a tomar o café da manhã em casa, sem o iogurte do Campus. “Todos os cardápios foram maravilhosos, mas o strogonoff do almoço de sexta e o cachorro quente da janta de quinta foram top demais. Antes de viajar estava preocupada com a comida e trouxe muita coisa de casa que acabei nem comendo porque fiz todas as refeições no Restaurante”, conta. Um sinal de que todo o trabalho da equipe está sendo reconhecido.