Acadêmicos da UFSM Palmeiras das Missões visitam o Centro de Equoterapia do Campus

Acadêmicos dos cursos de Zootecnia e Enfermagem e pós-graduandos do Mestrado em Agronegócio da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeiras das Missões visitaram o Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus Sertão na quarta-feira, dia 21/06. A visita foi uma iniciativa da professora e médica veterinária Jaqueline Lemes e teve a finalidade de buscar informações e capacitação para a implementação de um Projeto de Equoterapia no Campus Palmeiras das Missões da UFSM, o qual funcionará nos mesmos moldes do Centro do Campus, com parcerias para realização dos atendimentos.

De acordo com o coordenador do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo, Marcos Antonio de Oliveira, a visita contou com a prática de atividades visando a capacitação dos acadêmicos participantes a fim de que possam exercer a função de guia durante as sessões de equoterapia para os alunos da APAE de Palmeiras das Missões. Dessa forma, atividades como escovação dos cavalos, encilhamento e técnicas apropriadas para o melhor desenvolvimento das sessões de equoterapia foram compartilhadas pelo professor Marcos de Oliveira, pelo Técnico em Agropecuária Andrey Vargas Tamanho e pelos acadêmicos Eliel de Souza Quadros e Vinícius Juliano Pawells (voluntário e bolsista do projeto de equoterapia, respectivamente).

Oliveira destaca que atividades dessa natureza são desenvolvidas regularmente, ao menos uma vez por mês, com instituições que buscam conhecer a equoterapia e, principalmente, o funcionamento, normas, regras e condições do Centro do Campus Sertão. “Formações iguais a essa são de extrema importância para a equoterapia, indo ao encontro do tripé do ensino, pesquisa e extensão, uma vez que além de capacitar as pessoas, instiga a formação de parcerias entre as instituições no desenvolvimento da pesquisa e, ainda, proporciona o atendimento da comunidade externa ao Campus, fortalecendo os vínculos da extensão institucional”, comenta.

Além das atividades práticas desenvolvidas, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o Campus, visitando os setores de produção. O grupo almoçou no restaurante da Instituição acompanhado por acadêmicos do Centro Acadêmico de Zootecnia (CAZAU) a fim de compartilhar experiências e aprendizagens em comum entre os cursos e instituições.

Para o segundo semestre já estão previstas mais duas atividades semelhantes, uma com a APAE de Chapada e outra com a APAE de Passo Fundo, as quais visam oferecer atividades de equoterapia para seus alunos e comunidade assistida.

As atividades do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus Sertão podem ser acompanhadas nas redes sociais pelo link @equoterapia.ifrssertao e da UFSM Campus Palmeiras das Missões pelo link @equo_missoes.