Campus busca apoio para viabilizar abertura de novo curso e melhorias na infraestrutura

O Diretor-Geral Odair José Spenthof apresentou o Campus numa audiência com toda bancada gaúcha no Plenário 14, Anexo 3, da Câmara Federal dos Deputados, às 17 horas, acompanhado do Reitor do IFRS Júlio Xandro Heck e do Prefeito Municipal de Sertão Edson Luiz Rossatto

Novos projetos, melhorias da estrutura física e propostas de ampliação dos cursos e das vagas oferecidas pelo Campus Sertão, mais especificamente para abertura do curso de Medicina Veterinária, têm mobilizado a busca por apoio e parcerias. A demanda não é apenas de apoio financeiro, mas de apoio político, pois, para possibilitar essas ampliações, é preciso que seja revista a Portaria do MEC nº 713/2021 (substitutiva da Portaria nº 246/2016), a qual trata do dimensionamento de recursos humanos para os Institutos Federais e estabelece normas parâmetros para sua expansão. O documento limita o quantitativo de servidores docentes e técnicos administrativos sem considerar as especificidades do Campus Sertão, que além de ser um campus agrícola, distribuído numa área de 237 hectares, também atende cerca de 300 estudantes residentes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, oferecendo moradia e alimentação.

Nesse sentido, o Diretor-Geral do Campus Sertão Odair José Spenthof cumpriu agenda em Brasília no dia 14 de junho, terça-feira. Além de visitar os gabinetes dos deputados federais do Rio Grande do Sul, o diretor participou de uma audiência com toda bancada gaúcha no Plenário 14, Anexo 3, da Câmara Federal dos Deputados, às 17 horas, acompanhado do Reitor do IFRS Júlio Xandro Heck e do Prefeito Municipal de Sertão Edson Luiz Rossatto.

Nas visitas aos gabinetes dos deputados, Spenthof entregou ofícios solicitando recursos para ampliação da residência estudantil feminina e para reforma do tablado do ginásio esportivo da Instituição.

Na audiência com a bancada gaúcha na Câmara Federal, o Diretor-Geral apresentou o Campus, justificando a necessidade de revisão da portaria que trata do dimensionamento de servidores e solicitou o apoio dos deputados na mobilização para a revisão. Conforme Spenthof, a bancada antecipou que garantirá apoio e a liberação de 2,6 milhões para a implantação do curso de Medicina Veterinária. Os deputados ficaram de agendar uma audiência com o Ministro da Educação para tratar sobre a revisão da portaria.

Também nesta semana, o Diretor de Desenvolvimento Institucional Welington Zanini e o docente Gustavo Reolon estiveram na Câmara de Vereadores de Passo Fundo com a mesma finalidade, buscando apoio na demanda para revisão da portaria. Na oportunidade, conversaram com a Vereadora Eva Lorenzato para que repasse a demanda às suas bancadas nas esferas estadual e federal.