2ª Geek Week: semana de jogos, oficinas e palestras movimenta o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Fotografia vencedora do concurso: intitulada “O olhar da tecnologia”, da estudante Gabriéli Rheinheimer, do 2º ano

Nos dias 05, 06 e 07 de junho aconteceu a 2ª Geek Week, evento promovido pelo curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – TMSI. Durante os três dias, os estudantes vivenciaram atividades diferentes do cotidiano da escola.

Pela manhã, aconteceram os simulados do Enem com objetivo de exercitar o gerenciamento de tempo e revisar os conteúdos que estão sendo trabalhados dentro das disciplinas.

No turno da tarde, foram realizadas oficinas, as quais proporcionaram atividades diversificadas para auxiliar no desenvolvimento lógico e aprendizagem.

As turmas também tiveram oportunidade de organizar momentos de jogos livres, como jogos de carta, banco imobiliário, pingue pong, vôlei,xadrez, cubo mágico, stop, pife, uno, entre outros.

Todos os estudantes participaram dos simulados e tiveram oportunidade de se inscrever para as oficinas de seu interesse. O professor Rodrigo Garcia Toniato ministrou uma oficina de Astronomia. A oficina de Jiu jitsu foi oferecida pelo professor Leandro da Silva Friedrich. Os docentes Eloi da Rosa Soares e Patrícia Nascimento da Silva realizaram a oficina de Educação Financeira. Os professores Mônica Piotsckowski e Renata Magarinus ministraram duas oficinas, uma de geometria e dobraduras e outra de montagem do cubo mágico. Modelagem 3D foi a oficina realizada pelo docente Gabriel Paniz Patzer. Cheila Graciela Bombana ofereceu a oficina “Seja incrível na internet: apps para estudar melhor”. Raquel Dalla Lana Cardoso e Cláudia Melo Pacheco de Medeiros realizaram a oficina “Trilha interpretativa e uso de ferramentas digitais para identificação de plantas”. Paulo Ricardo Knob ministrou a oficina “Unity”. A oficina sobre arduíno foi realizada pelo docente Rudinei Domingues da Cruz. Márcia Cardoso ministrou uma oficina sobre a fabricação de sabonete artesanal e a professora Maria Helena Schneid Vasconcelos ministrou a oficina “Programação Mobile – MIT – APP INVENTOR”. Também foi realizado um concurso de fotografia, cuja banca foi composta pelo professor Roberto Sander, o qual foi ministrante de uma oficina de fotografia, e pela pedagoga Elaine Pires Salomão e pela jornalista Lisiane Schuster Gobatto.

Na quarta-feira (07/05) à tarde aconteceu a palestra sobre Educação Financeira, com os palestrantes parceiros do Banco Sicredi e ex-alunos do Campus, Angela Brancher  – Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo – e Rodrigo Antonio da Silva – Analista de Business Inteligence. O tema foi escolhido pelos estudantes e trouxe esclarecimentos sobre como organizar a vida financeira mesmo enquanto ainda são estudantes e dependem de mesada dos pais, bolsas ou pensão.

Após, foi entregue a Menção Honrosa da Olimpíada Brasileira de Matemática aos seguintes estudantes: Maria Vitoria Marczinski, Ruan da Silva Piccoli e Estevon Biazussi Bonai. Na terça-feira a ex-aluna do TMSI, Thaisa Polito Aschari retornou à instituição para buscar sua medalha de prata da Olimpíada Nacional de Ciências de 2022.

Depois de um coffe break especial oferecido pelo Restaurante do Campus, ocorreu um momento de feedback dos estudantes sobre as atividades realizadas. Conforme a coordenadora do curso, professora Patrícia Nascimento da Silva, os feedbacks dos estudantes foram muito positivos, com ênfase nas oportunidades de conhecer outras áreas, se testar em provas mais longas e na interação entre as turmas.

O encerramento aconteceu com a entrega da premiação do concurso de fotografia. O 1º lugar ficou com a foto intitulada “O olhar da tecnologia”, da estudante Gabriéli Rheinheimer, do 2º ano. Em 2º lugar ficou o estudante do 2º ano Jordano Guarnieri com a foto “Geek”.

A coordenadora do curso destaca que “o evento cumpriu seus objetivos e teve muito êxito no quesito participação, atividades diversificadas, interação entre servidores e estudantes”.

A 2ª Geek Week foi organizada pela comissão composta pelos docentes: Cheila Graciela Gobbo Bombana; Eloi Da Rosa Soares; Gustavo Conde Margarites; Iuri Nascimento Santos; Larissa Wagner Zanella; Márcia Regina Siqueira Cardoso; Maria Helena Vasconcelos; Mônica Piotsckowski; Patrícia Nascimento da Silva; Paulo Knob; Raquel Dalla Lana Cardoso; Rodrigo Garcia Toniato; e Rudinei Domingues da Cruz. Também integraram a comissão os técnicos administrativos: Elaine Pires Salomão; João Anselmo Meira; e Jessica Romanoski. Ainda, a comissão teve participação dos estudantes: Guilherme Luís Amarante; Lucas Londero; Maria Vitória Marczinski; Bethina Carvalho Pac; e Pablo Locatelli Machado.