Dia do Meio Ambiente teve trilha ecológica e feira com visitação de escolas estaduais

Estudantes da escola Ponche Verde

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06, foi lembrado com atividades e visitas no Campus. Na data, foram realizadas uma Feira Ambiental e uma Trilha Ecológica com participação de escolas estaduais do município.

Estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes de Sertão participam de uma trilha ambiental seguida de uma gincana e um pic-nic ecológico. A atividade foi promovida por estudantes e docentes da disciplina Educação Ambiental do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e acadêmicos da Residência Pedagógica na tarde de 05/06. A trilha teve início no campo de futebol e passou por vegetações na área do Campus. O trajeto compreendeu sete estações com paradas para visualização de sete vegetações nativas do Estado. Em cada estação, um estudante do curso explicou sobre a vegetação característica e repassou informações e dicas sobre preservação ambiental.

Conforme a acadêmica Ana Paula Vogel, os estudantes visitantes interagiram e participaram das atividades propostas demonstrando interesse. “Todos se sentiram à vontade para fazer perguntas, diferentemente do comportamento habitual de sala de aula”, comenta Ana Paula. O acadêmico Élinton Wojeiechowski destaca que percebeu os estudantes “muito conectados com a natureza, prestando atenção nos sons, observando as árvores e os tipos diferentes de vegetação”.

Já a 1ª Feira de Meio Ambiente do Técnico Agropecuária foi uma promoção do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, sob coordenação da docente Angélica Streit. Os terceiros anos do curso realizaram oficinas ambientais para conscientização sobre diversos temas ligados à preservação ambiental. Os trabalhos foram expostos no Ginásio de Esportes a partir das 14 horas. Além de estudantes do próprio curso, a Feira teve a participação de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde de Sertão. O estudantes da Escola Ponche Verde se dividiram em grupos e também conheceram o laboratório de análise e tratamento de águas e efluentes.

De acordo com a docente do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Angélica Streit, a feira foi idealizada em parceria com a professora Naiara Miotto Menino, com a finalidade de abordar a temática proposta pelas Nações Unidas (ONU) na 50ª celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, cujo lema é #CombataAPoluiçãoPlástica. “Na feira, buscamos destacar a importância de práticas de reaproveitamento de resíduos, da separação adequada do lixo, além de práticas inovadoras como o desenvolvimento de bioinsumos. Cada elemento da cadeia ambiental está interligado com os demais, por isso é muito importante promovermos ações de sensibilização e conscientização como esta”, enfatizou Angélica.