II Semana do Meio Ambiente: curso de Tecnologia em Gestão Ambiental realiza sua semana acadêmica

No dia 1º/06 o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental realizou a abertura da II Semana do Meio Ambiente. Participaram os estudantes dos cursos de Tecnologia Gestão Ambiental, Tecnologia em Agronegócio e Técnico em Comércio – PROEJA. A abertura oficial contou com a participação do Diretor-Geral do Campus, Odair José Spenthof, da Diretora de Ensino Alexandra Ferronato Beatrici, da coordenadora do curso Naiara Miotto Menino e da docente Angélica Streit.

A primeira palestra do evento abordou o tema “A atuação transdisciplinar do 3º Batalhão Ambiental (PATRAM) da Brigada Militar” na preservação e proteção do meio ambiente. O palestrante, Capitão Leandro da Cruz Góiz, falou sobre as principais áreas de atuação da PATRAM, apresentando exemplos e situações práticas vivenciadas na preservação do meio ambiente.

Na opinião da acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Diovana Antoniolli, a palestra teve grande importância para todos que participaram. “Foi nos apresentado um parecer técnico muito significativo, explicando como o 3° Batalhão age, como eles resolvem a questão de denúncias, apreensões, buscas, dentre outras coisas; houve momentos nos quais o palestrante abriu tempo para diálogo e esclarecimento de dúvidas com o público, o que fez com que mais conhecimento e reflexões fossem feitas em relação ao nosso meio ambiente”, comentou.

A programação seguiu na sexta, dia 02/06, com o minicurso “Soluções baseadas na natureza (SBNs): Wetlands construídos para tratamento de efluentes”, com Letícia Mesacasa e Deison Fochi. Na segunda-feira, 05/06, foram realizados dois minicursos. Para estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, houve o minicurso “Legislação e Licenciamento Ambiental: Aprendizagem Prática” com Taizi Miorando e Natália Stefini. Os alunos do curso Técnico em Comércio na modalidade Proeja acompanharam um minicurso de reciclagem com Regina de Mello e Silvana Joaquim.

Na terça-feira, 06/06, serão duas palestras. A primeira, “Gerenciamento de áreas contaminadas”, com Lucas Marques de Sena; e a segunda “O papel do Gestor Ambiental na Consultoria Ambiental”, com Regina de Mello e Andiara Milani.