Uma aula de história no/do Campus: estudantes do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio visitam área da Instituição

Afinal, por que estudamos História? Essa foi a pergunta que os estudantes do 2º ano da turma 23 do curso Técnico em Agropecuária do Campus Sertão buscaram resolver na aula de História com o professor Roberto Sander, na quarta-feira (10/05), ao visitarem a área do Campus onde funcionava a antiga Estação Experimental de Passo Fundo.

Conforme o professor, “visitar o conjunto arquitetônico das edificações que remontam a época da antiga Estação Experimental de Passo Fundo, hoje parte integral da estrutura do Campus, possibilita ao estudante recursos históricos e pedagógicos para que ele compreenda de forma prática e interativa, o ofício do historiador e o processo de construção do conhecimento histórico”.

Para Roberto, analisar as fontes históricas, investigar o passado e observar atentamente o contexto histórico do lugar em que (con)vivemos torna o ensino de História mais efetivo e dinâmico para o estudante. “Afinal de contas, é estudando o passado que conseguirmos compreender um pouco melhor do nosso presente e assim, estruturar de forma consciente, crítica e autônoma nossos objetivos para o futuro”, observa.