Acadêmico do Campus Sertão é indicado para representar o IFRS no Prêmio Jovem Pesquisador Gaúcho

O estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Sertão, Wagner Antonio Tamagno, foi indicado para representar o IFRS no Prêmio Pesquisador Gaúcho, categoria Jovem Pesquisador, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

O prêmio é oferecido a estudantes de graduação das instituições de ensino superior, localizadas no Rio Grande do Sul, que tenham executado destacadas atividades de pesquisa.

Conforme a professora Rosilene Kaiser Perin, orientadora dos projetos em que Wagner participa,  “Esta indicação ao prêmio Jovem Pesquisador Gaúcho da FAPERGS, mostra o quanto a caminhada científica nos transforma. O Wagner é um exemplo de proatividade, autodidatismo, capacidade de trabalho em equipe, liderança, e acima de tudo, humildade. São características pessoais, mas que podem ser aprimoradas através do desenvolvimento intelectual e pessoal que a ciência promove. O maior retorno para um cientista são as mudanças positivas que ele provoca, tanto na promoção da ciência, como na promoção da capacitação de estudantes e de si mesmo. Na relação orientador/orientado há uma troca constante de experiências e aprendizados, que nos qualificam como pessoa e cientista. Assim, é fantástico observar o crescimento pessoal e profissional que o fazer ciência nos traz.”

Para Wagner “Desenvolver pesquisa é algo que encanta o estudante, pois nos impulsiona para um universo de emoções, inquietações e de realizações e, além disso, contribui para uma formação robusta onde se concilia o conhecimento prático e teórico para um mesmo objetivo. Fico imensamente honrado em representar o IFRS neste prêmio, estou na torcida de que possamos ir ainda mais além”.

Trajetória na Pesquisa

Wagner relata que “Desde que ingressei no ensino superior sabia que queria participar ativamente da área científica e também fui muito motivado, em especial pela minha orientadora, a desenvolver projetos que visam compreender problemas reais do nosso mundo. Foi junto ao Grupo de Pesquisa em Toxicologia Ambiental do IFRS – Campus Sertão que ainda no primeiro semestre ingressei como voluntário em projetos de Ecotoxicologia, logo fui contemplado com bolsa Fomento Interno e posterior CNPq a qual continuo até hoje. Durante meus mais de três anos de graduação, no Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular, pude trabalhar com diversos organismos modelos, investigando o efeito de contaminantes ambientais sobre doenças neurodegenerativas, sistema antioxidantes, fisiologia de plantas e outras tantas áreas que foram fundamentais para desenvolver pensamento crítico. No ano passado, realizei uma mobilidade internacional e junto ao Instituto Politécnico de Bragança em Portugal, pude participar de uma start up finlandesa de Co-criação e também tive a graça de poder participar como voluntário de um projeto de ecologia apícola no norte de Portugal”.

Sobre o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020: O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020, celebra 10 anos de reconhecimento ao trabalho dos pesquisadores e suas contribuições para o desenvolvimento do Estado com o tema que acompanha a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação – MCTIC: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”. Nesta 10ª edição, em decorrência da pandemia, as comemorações acontecerão por transmissão pelas Redes Sociais de 18 a 23 de outubro, com a programação a ser divulgada. Saiba mais em: premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br/

Sobre o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS – Campus Sertão tem por objetivo formar educadores éticos e críticos, habilitados a lecionar os componentes curriculares de Ciências e Biologia na Educação Básica, trabalhando os conteúdos de forma contextualizada à realidade na qual estão inseridos e comprometidos com a construção de valores e atitudes que visem à sustentabilidade ambiental. Saiba mais em: ifrs.edu.br/sertao/cursos

Foto: arquivo pessoal