Institucional
Confira as regras adotadas pelo Campus Canoas para o uso de dispositivos móveis na instituição
A partir do retorno às aulas em 2025, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) colocará em prática novas regras para o uso de dispositivos móveis no ambiente escolar. A mudança ocorre com a entrada em vigor da Lei nº 15.100/2025, que estabelece diretrizes para o uso consciente da tecnologia dentro das instituições de ensino.
A nova legislação busca restringir o uso pessoal de dispositivos móveis para promover maior foco nos estudos e preservar o bem-estar mental e físico dos alunos. A medida visa minimizar distrações e melhorar a concentração nas atividades acadêmicas. Os celulares continuarão sendo utilizados como ferramenta pedagógica e instrumento de aprendizado, com o acompanhamento dos professores.
Orientações no contexto do IFRS
A legislação está sendo implantada gradativamente e este é um período de transição. A regra se aplica aos estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados e concomitantes durante as aulas. A orientação é que, caso optem por levar aparelhos eletrônicos ao campus, eles sejam mantidos desligados e guardados na mochila ou bolsa. A responsabilidade pela guarda e controle desses dispositivos é exclusivamente do estudante.
O uso dos dispositivos será incentivado para pesquisas, atividades educacionais e outras práticas que fortaleçam o ensino dentro e fora da sala de aula. Além disso, a tecnologia poderá ser utilizada para garantir acessibilidade e inclusão para estudantes com deficiência ou outras necessidades educacionais específicas.
A normativa ainda proíbe o uso de celulares e dispositivos eletrônicos nos intervalos. No entanto, durante esse período de transição que abrange o primeiro semestre, há possibilidade de flexibilização, conforme acordos estabelecidos pela comunidade acadêmica do campus, desde que haja o cumprimento da norma, especialmente em sala de aula.
Casa haja dúvidas sobre a aplicação da nova norma, os estudantes devem acompanhar os canais de comunicação e buscar orientações na sua unidade.
Acompanhe também o guia para escolas e o guia para as redes que contêm orientações do Ministério da Educação (MEC).
MATÉRIA RELACIONADA