Início do conteúdo

Projetos na área da Eletrônica auxiliam famílias que ainda sofrem com a enchente de maio em Canoas


Ainda antes da água baixar durante a catástrofe climática que abateu o Estado em maio deste ano, estudantes e professores da área de Eletrônica do Campus Canoas do IFRS já começaram a pensar sobre como poderiam, com seus conhecimentos, ajudar as famílias atingidas. O apoio que poderiam dar passaria pelo conserto de eletrodomésticos a serem recuperados. O já existente projeto de Ensino chamado Clube de Eletrônica foi a base para que novas iniciativas, como o projeto de Extensão Eletro Solidário surgisse para levar à comunidade o aprendizado que os estudantes recebem gratuitamente em um Instituto Federal de Ensino, Pesquisa e Extensão. Com isso, estima-se que pelo menos 260 equipamentos foram reparados e 150 famílias beneficiadas até o momento.

O Clube de Eletrônica, orientado pelo professor Otávio Simões Mano tendo como bolsista o estudante Johann da Silva Buhler, do Curso de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio, surgiu da necessidade de prática laboratorial para o conteúdo ministrado em sala de aula. Ele visa ao aperfeiçoamento e ao aprendizado dos alunos sobre as ferramentas, equipamentos e práticas de montagens eletrônicas. O Clube foi base fundamental de acolhida para o segundo projeto, o Eletro Solidário, que funciona desde junho. Ele foi elaborado durante o período que o Campus Canoas do IFRS serviu de abrigo para centenas de desalojados.

_ O Eletro Solidário nasceu a partir do espírito solidário criado no abrigo do Campus Canoas em maio deste ano. A ideia foi de ajudar as pessoas que perderam tudo na enchente, então conversei com alunos e professores e o projeto aconteceu _ lembra o professor Mano.

O Eletro Solidário é um projeto de Extensão que busca recuperar eletrodomésticos das famílias canoenses afetadas pela catástrofe climática e prevê o atendimento de pelo menos 300 eletrônicos até o final de 2024. Os bolsistas são os estudantes Leonardo Isolini de Freitas, do curso superior de Tecnologia em Automação Industrial, Giulia Gabriela dos Santos de Almeida e João Vitor Souza de Castro, ambos frequentando o Curso de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio. Eles e outros colegas põem a mão na massa e buscam recuperar os eletrodomésticos das famílias canoenses afetadas pela enchente.

O projeto também se destaca na temática das mostras científicas deste ano ocorridas em outras instituições de Ensino por ir ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, proclamados pela ONU e que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Além dos bolsistas, o Eletro Solidário tem o envolvimento e apoio técnico de vários professores e servidores técnicos administrativos do Campus Canoas envolvidos nas áreas de tecnologia. Supervisionando e instruindo sobre as melhores práticas no manejo dos eletroeletrônicos e ferramentas de trabalho estão os professores orientadores Otávio Simões Mano e Augusto Alexandre Durgante de Mattos. Como instrutores atuam os professores Caio Graco Prates Alegretti, Claudio Enrique Fernandez Rodriguez, Emílio Rodolfo Arend e os técnicos Amadeu Mozarte Freitas Pinheiro e Jean Carlos Esperança.

 

Reconhecimento em mostras técnicas

Os dois projetos, Clube de Eletrônica e Eletro Solidário passaram a ser apresentados em algumas mostras técnicas como as ocorridas nos campi Feliz, Viamão, Restinga e Farroupilha do IFRS. Em todos esses eventos, os programas obtiveram destaques. Estão sendo programadas apresentações futuras nos campi Veranópolis, Canoas e Bento Gonçalves.

Na 12ª Mostra Técnica Campus Feliz, o Eletro Solidário foi destaque na categoria Direitos Humanos e Justiça e também na temática do evento: “Contribuições dos Biomas e dos Saberes Tradicionais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, em alinhamento com a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Na XIII Mostra Científica do Campus Restinga do IFRS, o Clube de Eletrônica foi destaque na categoria Ensino – Ensino médio e o Eletro Solidário destaque na categoria Extensão – Ensino Superior e Graduação.

No Campus Viamão, cujos servidores foram fortes apoiadores ao Campus Canoas durante o funcionamento do abrigo temporário, o Clube de Eletrônica foi destaque na categoria Ensino – Ensino Médio Integrado e o Eletro Solidário destaque na categoria Extensão – Ensino Superior e Pós Graduação durante a VII Mostra de Pesquisa e Extensão Viamão. Os projetos também foram premiados nas mostras dos campi Farroupilha e Restinga, mas ainda não foram publicados os anais.

_ Maior do que a surpresa por todos estes reconhecimentos, estamos felizes pelo sentimento da gratidão de realização destes projetos, onde a instituição tem a oportunidade de divulgar e se aproximar da comunidade canoense através destes serviços de ajuda prestados durante a enchente _ relata o bolsista Leonardo.

 

 

» Confira o resumo dos projetos (PDF)

Fim do conteúdo