Projeto Idealizar: uma visão empreendedora e inovadora por meio da aplicação da economia 4.0

O Projeto Idealizar surge no Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) carregando como principal objetivo a capacitação de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal, por meio de uma visão empreendedora e inovadora por meio da aplicação da economia 4.0. Nesse sentido, apesar da imposição de contextos que atravessaram o mundo em 2021, compartilha-se o sentimento de missão cumprida ao longo do ano e, assim, destacam-se os principais momentos vivenciados neste período:

1º trimestre de 2021

Assim como o início de qualquer ideia, os meses de janeiro, fevereiro e março foram marcados por adaptação e reconhecimento. Houve diversas reuniões para apresentação e mapeamento da realidade experienciada a cada instituição parceira, as quais contaram com o apoio e participação da Secretaria Municipal de Educação de Canoas. Ligado a isso, neste processo de troca, identificou-se algumas limitações relacionadas à vulnerabilidade socioeconômica dos participantes, como o acesso limitado à internet e a dispositivos eletrônicos e a dificuldade da permanência no ambiente escolar. Dessa forma, foi um trimestre para organizar e moldar a realização das atividades, objetivando o alcance do maior número de participantes.

2º trimestre de 2021

Em abril, maio e junho, foram três meses de capacitação por parte da equipe, nos quais houve realização de cursos para manipulação de impressoras 3D pelos bolsistas, a criação de materiais gráficos para manutenção de contato com as escolas, a produção de áudios explicando o funcionamento do projeto e diversas reuniões entre a equipe organizadora.

3º trimestre de 2021

Então no período entre julho, agosto e setembro, organizou-se a primeira atividade de fato com os estudantes, a qual contou com uma generosa dose de inspiração: uma live com a jovem Myllena Cristyna, filha de agricultores do interior do Ceará que participou 3 vezes da maior feira de ciências do mundo e através delas conseguiu uma bolsa de estudos em Los Angeles. Ainda, iniciaram-se as oficinas remotas, uma destinada à iniciação científica, com o intuito de orientar os jovens a identificarem problemas ao seu redor; e outra dirigida ao ensino do uso de planilhas eletrônicas, agregando saber e conhecimento técnico aos participantes.

4º trimestre de 2021

A caminho do final do ano, passando por outubro, novembro e dezembro, houve a realização de oficinas presenciais em todas as escolas parceiras. As atividades propostas tiveram como foco o ensino de empreendedorismo, finanças pessoais e programação. Foram excelentes momentos de troca entre projeto e os estudantes, os quais oportunizaram feedbacks em tempo real e uma boa interação entre todos. Finalizando o último trimestre de 2021, apresentou-se o projeto no salão do IFRS.

Dito isso, a equipe do Projeto Idealizar inicia 2022 agradecendo a participação e empenho de todos e todas na realização das atividades e desejando que este ano seja repleto de boas trocas de conhecimento e realidades melhoradas. Para acompanhar o que acontece no projeto sigam o perfil instagram @idealizar.if

Texto: Profª Drª Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues