Início do conteúdo

Projeto aborda criação de roteiro e uso da linguagem audiovisual


O Programa de Extensão Oficinas Permanentes de Cultura, por meio de um de seus projetos intitulado Oficina de Roteiro de Audiovisual oferta, em parceria com a Secretaria de Educação de Canoas, o curso de Criação de Roteiro e Linguagem Audiovisual. Serão dois encontros, nos dias 29 de abril e 13 de maio de 2019, com 8h presenciais e 4h a distância, totalizando 12h. O professor do Campus Canoas Romir de Oliveira Rodrigues será o ministrante. O curso é direcionado aos professores do município.

Dentre os objetivos estão: desenvolver os princípios básicos da escrita de roteiros para audiovisual, oportunizando o desenvolvimento de competências cognitivas, como a capacidade de compreender, interpretar e utilizar sistemas simbólicos de diferentes linguagens, bem como de ordem psicossocial, como o trabalho coletivo e a comunicação interpessoal, com enfoque na linguagem cinematográfica.

Temas

  • A linguagem audiovisual: Introdução ao roteiro e à centralidade da ideia;
  • A estrutura do roteiro e o papel central do conflito;
  • A construção de personagens, cenas e diálogos;
  • Ferramentas e formatação do roteiro.

 

IMPORTANTE: os participantes receberão certificado após completarem 75% de frequência no curso e postarem o primeiro tratamento do roteiro na Plataforma Moodle.

 

Fim do conteúdo