Projeto de extensão promove visita de escola municipal

Na manhã da quarta-feira, 30 de agosto, os estudantes do 6º, 7º e 9ºano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro conheceram o Campus Canoas.

A visita foi motivada pelo projeto extensionista Histórias em Quadrinhos e Cinema em processos pedagógicos, coordenado pelo professor Romir de Oliveira Rodrigues.

A ação teve três encontros na escola municipal e o último ocorreu hoje, nas dependências do campus.

Fernanda Bastos Marcelo, Henrique Campus Duarte e Sofia Comerlato Bettanzos, alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio, são os bolsistas que integram atualmente o projeto.

O objetivo de trazer os estudantes ao campus é mostrar a estrutura do Instituto Federal e apresentá-lo como uma possibilidade dos jovens darem continuidade aos estudos.

O dia de visitação contou com exibição do documentário em curta metragem Construindo Pontes, produzido pelo Projeto Oficinas de Roteiro de Audiovisual, em 2019, e que mostra a primeira oficina realizada na parceria entre o campus e a escola municipal de Canoas.

Davis do Nascimento Machado é um dos adolescentes da escola municipal que visitaram o campus e, desde os 6 anos, tem interesse pela arte do desenho. Ele se entende como copista, que é um artista com imensa facilidade em reproduzir, apenas pelo olhar, todo e qualquer objeto, rosto e afins. Neste momento, o objetivo do estudante é se empenhar em aprender mais sobre o realismo no âmbito do desenho. “Muito interessante ter iniciativas como essa do projeto que o Instituto possibilita. Eu pretendo continuar e ser estudante do campus. Só ainda não sei se escolherei pelo curso de administração ou de desenvolvimento de sistemas”.

Tatiana Zechlinski Pereira Valente está há 27 anos na escola e há 6 atuando na direção da E.M.E.F Sete de Setembro. A professora conhece o projeto de extensão desde 2019, quando se iniciou a parceira entre o IFRS e a escola. “O projeto é maravilhoso e uma oportunidade única para os alunos, pois mostra que é possível continuar os estudos bem perto deles. Nós, na escola, colocamos amor em tudo e dizemos que lá é a Família Sete, pois toda a equipe faz tudo que está ao seu alcance para o crescimento dos jovens, inclusive incentivá-los a se inscrever para o processo seletivo e tornar-se aluno da instituição, como muitos já foram. Temos orgulho dos alunos que estudaram na escola e que retornam para mostrar aos outros que é possível estudar no Instituto Federal”.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO:

• Título: Histórias em Quadrinhos e Cinema em processos pedagógicos

Responsável: ROMIR DE OLIVEIRA RODRIGUES
E-mail: romir.rodrigues@canoas.ifrs.edu.br

Resumo:
De forma cada vez mais intensa, a comunicação entre os indivíduos e a construção e transmissão de informações e conhecimentos têm se caracterizado por ocorrer por meios imagéticos. Dialogando com este contexto e tendo como lastro uma experiência de mais de uma década, o Projeto de Extensão “História em Quadrinhos e Cinema em processos pedagógicos” objetiva desenvolver habilidades e competências para interpretar e produzir conteúdo por meio de imagens em práticas educativas. Este enfoque na história em quadrinhos e na produção audiovisual está relacionado ao fato de serem linguagens centradas na sequência de imagens para constituir suas narrativas. O público prioritário são estudantes e docentes das redes públicas dos municípios de Canoas e Cachoeirinha. O Projeto contempla a oferta de oficinas de curta duração, cursos de formação, palestras, exibição de filmes, produção de revista de quadrinhos e realização de obras fílmicas. Em seu conjunto, estas atividades buscam fomentar o trabalho com Histórias em Quadrinhos e Cinema como ferramenta para o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, implementando práticas pedagógicas interdisciplinares e inovadoras que promovam competências cognitivas e psicossociais, a criatividade e a autoestima dos participantes. O Projeto indica caminhos para uma significativa articulação entre ensino, pesquisa e extensão e contribui na consolidação do IFRS-Canoas como importante espaço na produção cultural do município.