Projeto de extensão apresenta documentário produzido em parceria com escola de Canoas

Na tarde da sexta-feira, 06 de dezembro, aconteceu, no miniauditório 02 do Campus Canoas do IFRS, o lançamento do curta-metragem intitulado Construindo Pontes.

O documentário, produzido durante o mês de outubro de 2019, mostra as atividades realizadas durante a Oficina Básica de Histórias em Quadrinhos (HQ), ministrada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro. A atividade integra o projeto indissociável Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica: o entretecer da educação com a cultura. Estudantes e equipe diretiva da escola do município de Canoas estiveram presentes na exibição.

O curta-metragem teve a participação de 14 estudantes do sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental. Um dos objetivos da oficina foi abordar e trabalhar princípios básicos da linguagem das Histórias em Quadrinhos, ao longo de três encontros semanais, buscando estimular, por meio da integração e troca de experiências, a construção coletiva de conhecimentos.

Junto à exibição, foram entregues certificados para os estudantes que participaram da oficina, além da exposição dos trabalhos realizados e mostra com desenhos produzidos pelas estudantes da EMEF Sete de Setembro, Bruna da Silva Telles de Oliveira e Melissa Machado Sprengerda.

Os estudantes do Campus Canoas que participaram da Oficina de HQ ao longo de 2019 também tiveram seus trabalhos expostos. Discentes das turmas do 1º ano do Ensino Médio, na disciplina integrada de História/Geografia, apresentaram fanzines, que tinham como temática norteadora as primeiras civilizações.

O curta foi produzido pela Oficina de Roteiro de Audiovisual, que está vinculada ao Programa Oficinas Permanentes de Cultura.

Vítor Silva da Silveira, Dulce Maria Mielczarski e Maria Eduarda da Silva Velasques são os estudantes que atuam como bolsistas no projeto Indissociável Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica: o entretecer da educação com a cultura e nos projetos de Extensão Oficinas de HQ e Roteiro de Audiovisual, todos coordenados pelo professor Romir de Oliveira Rodrigues.

A realização do documentário Construindo pontes contou com o apoio técnico do estudante João Guilherme Santos, do quarto ano do curso de Eletrônica.

Abaixo, mais informações a respeito do projeto Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica: o entretecer da educação com a cultura (*):

O Projeto “Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica: o entretecer da educação com a cultura”, está vinculado ao Programa “Oficinas Permanentes de Cultura”, cuja trajetória já possui nove anos no Instituto Federal do Rio Grande do Sul-Campus Canoas. Sua origem está relacionada com o trabalho desenvolvido nas Oficinas de Histórias em Quadrinhos, oferecidas no âmbito do Programa, em 2012, 2013, 2014 e 2018, já tendo atendido aproximadamente 60 estudantes e membros da comunidade e produzido, em 2013, o primeiro número da revista Nonsequitur, reunindo o trabalho desenvolvido pelos participantes das Oficinas.

O foco nas Histórias em Quadrinhos está assentado na característica central desta linguagem artística de articular texto e desenho em uma lógica sequencial que permite o desenvolvimento de narrativas. Assim, os Quadrinhos são um significativo instrumento para o desenvolvimento da inventividade, estão vinculados a uma linguagem contemporânea e próxima dos educandos e do público jovem. Além disso, sua característica basilar de articulação de diferentes manifestações culturais e artísticas transforma as histórias em quadrinhos em uma ferramenta para a constituição de propostas interdisciplinares que integrem diversos componentes do currículo escolar.

Neste sentido, podemos caracterizar o trabalho com Histórias em Quadrinhos como uma importante ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de competências cognitivas, como a capacidade de compreender, interpretar e utilizar sistemas simbólicos de diferentes linguagens, e psicossociais, como o trabalho coletivo e a comunicação interpessoal.  Alia-se a isto o processo de promoção da criatividade e da autoestima dos participantes que se refletem em várias dimensões da vida acadêmica, profissional e pessoal dos participantes.

O Projeto “Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica: o entretecer da educação com a cultura”, se propões a articular as dimensões de ensino, pesquisa e extensão por meio do desenvolvimento de atividades diversas e complementares para públicos variados e envolvendo diferentes instituições.

Atividades retaliadas em 2019:

## Curso “Alfabetização em Histórias em Quadrinhos”: realizado em agosto e setembro de 2019, envolvendo 10 professores da rede municipal de Canoas, com o objetivo de desenvolver os princípios básicos da linguagem das Histórias em Quadrinho e apresentar possibilidades de sua utilização pedagógica no cotidiano das salas de aula;

## Realização da Oficina de HQ no campus Canoas com encontros semanais que articulam teoria e prática das HQ;

## Oficina Básica de HQ: realizada durante o mês de outubro de 2019 e contando com a participação de 14 estudantes do sétimo e oitavo anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro;

## Participação em Mostras e Eventos, como ENPEX – Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Canoas;  4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS e 9ª  Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório.

(*) texto fornecido pelo coordenador do projeto, professor Romir de Oliveira Rodrigues.