Novo curso de Especialização em Educação será oferecido pelo Campus Canoas em 2021

Previsto para ter início no segundo semestre de 2021, um novo curso de Especialização Lato Sensu passa a ser oferecido pelo Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O curso “Educação: Integração de Saberes” é principalmente destinado à formação continuada de professores e de outros profissionais da educação. A primeira turma terá 35 vagas para as quais o edital para processo de seleção ainda está sendo preparado. As aulas serão no turno da noite, durante dois dias por semana, na modalidade presencial, sendo que 15% parte das 400 horas serão a distância.

A oferta do curso foi aprovada nesta terça-feira, dia 18 de agosto, pelo Conselho Superior (Consup) do IFRS. Para chegar a isso, um grupo de trabalho (GT) foi criado ainda em 2018 para elaboração dos documentos para solicitação de implantação do curso. Em 2019, houve a homologação da proposta de oferta do curso pelo Conselho de Campus (Concamp/Canoas). Após análise e pareceres enviados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi/IFRS) ao GT em 2020, houve os devidos ajustes e, com isso, o curso teve sua aprovação junto ao Concamp pela Resolução 7/2020 e, finalmente, pelo Consup.

Construção multidisciplinar

De acordo com a comissão, a proposta do curso foi construída com base no diálogo e na colaboração entre saberes por uma equipe composta por educadores de várias áreas do conhecimento e com diferentes trajetórias profissionais. O caráter inovador do curso se expressa tanto na matriz curricular como na articulação e complementaridade dos conteúdos abordados, dotando o curso de um perfil heterogêneo e diversificado.

A prática docente predominante nas instituições de ensino se constitui, muitas vezes, por ações fragmentadas, com os campos do conhecimento a articular isoladamente seus saberes específicos. Visando a superar tal fragmentação, ao compreender as realidades em seus contextos multifacetados, o curso de Especialização em Educação: Integração de Saberes tem por objetivo qualificar profissionais da Educação para planejar e executar práticas de educação integrada.

Público são docentes de diversas áreas

Por se tratar de um curso de formação continuada de profissionais da educação, o curso de Especialização em Educação: Integração de Saberes do Campus Canoas do IFRS constitui-se como um alicerce para a melhoria da qualidade da educação brasileira. O curso destina-se a profissionais com diploma de Licenciatura ou Pedagogia e graduados em outras áreas com atuação na educação. Sua proposta metodológica visa à interação entre as áreas de educação e as áreas específicas de estudos de cada estudante, de modo que este possa desenvolver competências integrativas na e para a docência.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO:

Especialização em Educação: Integração de Saberes