Início do conteúdo

Especialização em Educação: Integração de Saberes


O que é um curso de especialização?

Um curso de especialização é um tipo de formação em nível de pós-graduação, chamado lato sensu, que tem como objetivo especializar o profissional já graduado em uma determinada área do conhecimento.

 

Descrição do curso:

O curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Educação: Integração de Saberes busca contribuir para a formação continuada de professores e de outros profissionais da educação, com o propósito de qualificar os processos pedagógicos. Sua proposta foi construída com base no diálogo e na colaboração entre saberes por uma comissão composta por educadores de várias áreas do conhecimento e com diferentes trajetórias profissionais. O caráter inovador do curso se expressa tanto na matriz curricular como na articulação e complementaridade dos conteúdos abordados, dotando o curso de um perfil heterogêneo e diversificado.

A prática docente predominante nas instituições de ensino se constitui, muitas vezes, por ações fragmentadas, com os campos do conhecimento a articular isoladamente seus saberes específicos. Visando a superar tal fragmentação, ao compreender as realidades em seus contextos multifacetados, o curso de Especialização em Educação: Integração de saberes tem por objetivo qualificar profissionais da Educação para planejar e executar práticas de educação integrada.

A Educação é um campo do conhecimento humano composto por saberes de inúmeras áreas que precisam ser integrados. Considerando a Educação em seu caráter múltiplo, oriundo da diversidade de contribuições que recebe de outras ciências, procura-se conceber o conceito de “integração” para além das dimensões pedagógicas e metodológicas, vinculando-o à concepção de sujeito integral. Tendo a pesquisa como princípio educativo fundamental, pretende-se discutir o emprego de práticas integradoras entre as áreas do conhecimento para a integralidade da formação do sujeito. Desta forma, espera-se que o professor-pesquisador adquira um olhar reflexivo sobre o trabalho docente, ressignificando o papel da educação na sociedade. A pluralidade de indivíduos que compõe o grupo criará, assim, situações favoráveis para a troca de experiências, fortalecendo a dimensão coletiva do conhecimento e da pesquisa.

 

Áreas de atuação:

Por se tratar de um curso de formação continuada de profissionais da educação, o curso de Especialização em Educação: Integração de Saberes do Campus Canoas do IFRS constitui-se como um alicerce para a melhoria da qualidade da educação brasileira. O curso destina-se a profissionais com diploma de licenciatura ou pedagogia e graduados em outras áreas com atuação na educação. Sua proposta metodológica visa à interação entre as áreas de educação e as áreas específicas de estudos de cada estudante, de modo que este possa desenvolver competências integrativas na e para a docência.

 

Perfil do egresso:

Esse curso foi construído para qualificar profissionais da Educação para a análise crítica e reflexiva sobre práticas integradoras e pesquisa na docência. Espera-se que o egresso do curso possa refletir sobre a prática pedagógica cotidiana, compreendendo a pesquisa e a troca de saberes, bem como experiências entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento como processos importantes para a promoção de uma visão integrada de currículo na(s) instituição(ões) de ensino em que atua.

 

Início efetivo do curso:

Previsto para o segundo semestre de 2021.

 

Modalidade:

Presencial (com parte de sua carga-horária a distância).

 

Carga horária total:

360 horas (400 horas com o TCC)

 

Carga horária e percentual a distância:

400 horas, sendo 62h (15,5%) na modalidade à distância.

 

Carga horária do estágio:

Não há necessidade.

 

Carga horária das atividades complementares:

Não há necessidade.

 

Carga horária do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC):

40 horas

 

Carga horária de Língua Brasileira de Sinais (Libras)  – mesmo que optativa:

Não há necessidade.

 

Duração do curso:

3 semestres + 1 semestre para finalização do TCC (opcional).

 

Turno de funcionamento:

Noite (duas vezes por semana)

 

Periodicidade de oferta:

A cada dois anos (24 meses entre cada seleção)

 

Número de vagas:

35 vagas

 

Coordenação do curso (ainda em comissão de elaboração):

Coordenadora: Mariana Lima Duro

E-mail: coord.edu@canoas.ifrs.edu.br

 

Docentes do curso:

Portaria da Comissão de elaboração do curso

Contato e currículo dos professores

 

Documentos:

 

Regimentos específicos:

 

Links importantes:

 

Última atualização em 26/11/2020

Fim do conteúdo