Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio
O que é um curso técnico integrado ao ensino médio?
Um curso integrado segue uma proposta diferenciada, em que a educação profissional (técnica) se articula com as disciplinas do ensino médio, formando um curso ÚNICO, que busca a formação integral interligada à capacitação profissional. Assim, os alunos devem concluir TODAS as disciplinas da área técnica específica e da formação básica, além de estágios, quando previstos, e de atividades complementares, a fim de receber seu certificado. Destaca-se que NÃO há a possibilidade de o aluno ser certificado APENAS no Ensino Médio em um curso INTEGRADO.
Descrição do curso:
A oferta do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio no Campus Canoas, articula-se com os demais cursos do campus focados na área de Tecnologia da Informação para, agindo de forma coordenada, atender às demandas do mundo do trabalho, numa perspectiva direcionada aos problemas e situações locais. Como objetivo geral busca-se a formação de um profissional apto a desenvolver sistemas informatizados, utilizando linguagem de programação, para utilização em empresas e instituições.
Áreas de atuação:
O profissional técnico da área de informática pode atuar em todas as organizações públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, ou ainda, como profissional autônomo. A ênfase do curso estará centrada no desenvolvimento de sistemas de informação para computadores, que utilizam as mais diversas linguagens de programação, plataformas e tecnologias disponíveis.
Perfil do egresso:
O perfil profissional do técnico em desenvolvimento de sistemas deve dispor de uma sólida formação conceitual aliada a uma capacidade de aplicação de conhecimentos técnico-científicos em sua área de atuação. O egresso do curso ainda deverá:
- desenvolver sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento;
- modelar, implementar e manter banco de dados;
- desenvolver o raciocínio lógico e a lógica de programação;
- utilizar linguagem de programação específica;
- realizar testes de programas de computador;
- manter registros para análise e refinamento de resultados;
- elaborar documentação do sistema;
- aplicar princípios e definição de análise de dados;
- executar manutenção de programas de computador;
- entender o funcionamento do computador, das tecnologias empregadas e de suas aplicações;
- conhecer e aprender a aplicar as novas tendências tecnológicas para solução de problema;
- possuir uma postura crítica, ética, ativa e consciente do seu papel social e profissional e da sua contribuição para o avanço científico e tecnológico do país, sendo capaz de atuar como agente transformador do mundo de trabalho, aplicando novas tecnologias para resolução de problemas organizacionais.
Início efetivo do curso:
⇒ Primeiro semestre de 2016 (para ingressantes até 2023).
⇒ Primeiro semestre de 2024, nos termos estabelecidos pela Resolução nº 22, de 14 de agosto de 2023, do Conselho do Campus Canoas (Concamp). (para ingressantes a partir de 2024).
Modalidade:
Presencial
Carga horária total:
3637 horas-relógio / ingressantes até 2023
3457 horas-relógio / ingressantes a partir de 2024
Carga horária e percentual a distância:
Não há necessidade / ingressantes até 2023
397 horas-relógio / ingressantes a partir de 2024
Carga horária do estágio:
Não há necessidade
Carga horária das atividades complementares:
111 horas-relógio / ingressantes até 2023
82 horas-relógio / ingressantes a partir de 2024
Carga horária do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC):
60 horas-relógio / ingressantes até 2023
60 horas-relógio / ingressantes a partir de 2024
Carga horária de Língua Brasileira de Sinais (Libras) – mesmo que optativa:
Não há necessidade
Duração do curso:
4 anos
Turno de funcionamento:
Manhã e Tarde
Periodicidade de oferta:
Anual
Número de vagas:
60 vagas, sendo 30 pela manhã e 30 à tarde
Coordenação do curso:
- Coordenadora: Dolurdes Voos
- E-mail: [email protected]
Docentes do curso:
- Portaria nº 139/2022 – Colegiado do Curso de Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio
- Contato e currículo dos professores(as), clique aqui.
Documentos:
- PPC (para ingressantes até 2023)
- Resolução e matriz curricular (para ingressantes até 2023)
- Matriz do curso (para ingressantes até 2023)
- PPC (para ingressantes a partir de 2024)
- Resolução e matriz curricular (para ingressantes a partir de 2024)
- Política de uso dos laboratórios de eletrônica e informática
- Política de uso dos laboratórios de física, química e biologia
- Regulamento dos colegiados dos cursos técnicos integrados
- Regulamento das atividades complementares
Regimentos específicos:
- Tabela de Atividades Complementares
- Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio
Mais informações:
Os cursos técnicos integrados de ensino médio do Campus Canoas representam uma proposta de educação baseada na concepção de uma sólida articulação entre a Educação Básica e a Educação Profissional. Nesse sentido, entendemos a educação por meio de três eixos principais, que possibilitam o acesso à cultura, à ciência e ao trabalho.
Cultura ao representar as manifestações éticas e estéticas construídas pela humanidade através do tempo, que por sua vez representam processos históricos, cujas análises são fundamentais para a compreensão e a apropriação das produções científicas e tecnológicas desenvolvidas, visando à transformação das condições naturais e à ampliação de capacidades e potencialidades para a vida humana.
Ciência como parte do conhecimento melhor sistematizado e expresso na forma de conceitos representativos das relações determinadas e apreendidas da realidade.
E trabalho como princípio educativo, que pode ser compreendido na perspectiva ontológica como práxis humana, forma pela qual o homem produz sua própria existência na relação com a natureza e com os outros homens e, assim, elabora conhecimentos para sanar suas necessidades e produzir liberdade; também trabalho como elemento histórico, como prática econômica, quando relativo ao modo de produção em que está inserido.
Portanto, formar profissionalmente não significa exclusivamente preparar para o exercício do trabalho, mas sim proporcionar a compreensão das dinâmicas socioprodutivas das sociedades contemporâneas, com as suas conquistas e os seus reveses, e também habilitar as pessoas para o exercício autônomo e crítico de profissões, sem esgotá-las nunca.