Leitura de clássicos é estimulada em projeto de ensino

Os interessados em conhecer mais sobre a vida e a vasta obra do escritor brasileiro Machado de Assis podem participar dos Encontros com Machado, atividade que acontece sempre às terças-feiras, nas dependências do campus. Estudantes e servidores, assim como a comunidade externa, podem entrar em contato com a coordenadora do projeto de ensino denominado Releituras Machadianas (que organiza os Encontros com Machado), professora Sheila Katiane Staudt, pelo e-mail [email protected].

A ação conta com duas bolsistas: Ediele Maria Rodrigues de Lima e Eliana de Lemos Crestani, do Curso de Administração Integrado ao Ensino Médio. Os encontros ocorrem em dois horários: das 11h às 12h e das 18h30min às 19h30min e os participantes recebem certificado se obtiverem presença superior a 75%.

Mais informações sobre o projeto

O escritor Machado de Assis escreveu 208 contos, sendo considerado melhor contista que romancista. O objetivo central dos Encontros com Machado é incentivar e aprimorar a leitura dos clássicos machadianos. Serão propostas novas formas de trabalhar com o gênero textual conto, como: leituras dramáticas, clips musicais, HQs, peça de teatro, curtas metragem ou musicais (filme) a partir dos textos machadianos. Tais oficinas de leitura servirão como base para a realização do IV Festival Literário do Campus Canoas, que acontecerão no mês de novembro de 2019.

Em 2017, o projeto de Ensino Releituras Machadianas foi finalista do 5º Prêmio Educação RBS de Incentivo à Leitura, estando entre os três melhores projetos de Escola Pública do Rio Grande do Sul. Esse reconhecimento faz com que as pesquisas sobre o grande nome da Literatura Brasileira continuem e se aprimorem no Campus Canoas.