Início do conteúdo

Julho das Pretas promove atividades em prol da educação antirracista


Nos dias 29 e 30 de julho, o Campus Canoas sedia o evento denominado Julho das Pretas, trabalhando a temática de educação antirracista a partir do título Escrevivências: lugar, autoria e cotidianos. A atividade é organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e acontece no auditório 02.
Interessados em participar das propostas para os dois dias podem se inscrever via preenchimento de formulário específico: https://forms.gle/AJCjnq6grQNynisj6.
A programação do evento pode ser conferida abaixo:

∴ Dia 29/07 (terça-feira)

MANHÃ

Horário: 10h

Atividade: Engenharia, Informática e Comunicação Antirracista – Diálogos e trajetórias

  • Caroline de Castro Pires
  • Nelza Jaqueline Franco
  • Thaiane Elisa Alves

∴ Dia 30/7 (quarta-feira)

TARDE

Horário: das 14h50min

Atividade: Projetos Educacionais Afrocentrados

Maiara Lopes (projeto Afrocientista)

Marlise Paz (projeto Eu Sou o Samba)

NOITE

Horário: 19h
Atividade: Linguagens: Arte, Corpo, Memória e Ancestralidade.

Gessi Konzgen (Arte, Corpo-memória)

Izis Abreu (Artista e produtora cultural)

 

 

Currículo resumido das palestrantes

Caroline de Castro Pires

Pós-doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social – Feevale. Docente no IFRS Campus Alvorada na Área de Linguagens. Doutora em Estudos da Linguagem – UFRGS. Mestre em Estudos da Linguagem – UFRGS. Mestre em Linguística – PUCRS. Graduação Letras – Latim – UFRGS. Graduação Letras – Inglês – PUCRS. Mãe da Rafa e da Bela. Educadora Antirracista. Luta pela Educação Popular, EJA-EPT e visibilidade de Povos Tradicionais de Matriz Africana.

Gessi Konzgen

Licenciada em Dança pela UFPEL. Artista e Educadora, atualmente com o projeto “AXÊRO – Circulação em Quilombos do Sul do Brasil”, contemplado na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Em 2023 recebeu o prêmio Pretas Potências. Dramaturga, roteirista e intérprete do filme Axêro em 2022 e do espetáculo A Xêro em 2023. Pesquisa sobre o corpo e o saber sensível advindo do mesmo, principalmente com o desenvolvimento da dança contemporânea (dança-teatro).

Izis Abreu

Artista e produtora cultural, organizadora da exposição África Returns no Hangar Cultural. Ex-servidora no Museu de Arte Contemporânea do RS – MAC/RS. Trabalhou no Núcleo de Curadoria e no Núcleo de Programa Público do Museu; Pesquisadora mestra em História, Teoria e Crítica de arte pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS; Bacharela em História da Arte pela UFRGS.

Maiara Lopes

Coordenadora do Neabi e do projeto Afrocientista no IFRS campus Osório. Técnica em Assuntos Educacionais. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Especialista em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Licenciada em Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Marlise Paz

Coordenadora do projeto “Eu sou o samba”, único projeto do IFRS a compor a Rede de Projeto Antirracistas do MIR. Primeira Assessora de Relações Étnico-raciais do IFRS. Técnica administrativa no IFRS e estudante do curso de licenciatura em Pedagogia. Sua trajetória tem como marca a valorização das origens étnico-raciais da comunidade acadêmica e dos territórios onde o IFRS está inserido.

Nelza Jaqueline Franco

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialista em Mídias na Educação (UFRGS). Especialista em em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA pela UFRGS, Licenciada em Computação pela Universidade Feevale (UNIFEEVALE). Professora na Rede Municipal de Porto Alegre/RS.

Thaiane Souza

Engenharia de Manutenção. Engenharia Civil. Gerdau. Técnica em Administração pelo IFRS. Possui experiência com administração de obras em obras industriais na General Motors e SL do Brasil no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG). Atualmente, atua como Analista no setor de Engenharia de Manutenção da Gerdau, responsável pelo controle de indicadores e custos de manutenção.

 

Acompanhe o perfil do Neabi: https://www.instagram.com/neabiifcanoas

Fim do conteúdo