Iniciativa na área de gestão concorre como finalista do Prêmio Sebrae

O projeto de extensão do Campus Canoas intitulado IFRS Contribui: inspirando novas atitudes empresariais, coordenado por Sérgio Almeida Migowski, participa como finalista da 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O evento que escolherá o vencedor acontece em 15 de março (terça-feira), às 16h.

O objetivo norteador do projeto é fornecer auxílio a cooperativas, pequenas empresas, autônomos e outras iniciativas de âmbito produtivo local, por meio de suporte técnico específico na área de gestão, a partir do cenário imposto pelas dificuldades ocasionadas durante a pandemia do novo coronavírus.

A ação extensionista, de caráter multicampi, contou com uma equipe formada por servidores e estudantes. As demandas, após serem recebidas, passavam por um processo de distribuição entre os membros, de acordo com as possibilidades de cada um. Encontros on-line, ocorridos entre as empresas e os integrantes do projeto, tinham como intuito fornecer apoio nos diversos momentos do processo, englobando dúvidas iniciais e elaboração de possíveis soluções, perpassando áreas como marketing, estratégias, tecnologia, gestão de pessoas, contabilidade e finanças.

Quando se fazia necessário esclarecer alguma questão, a equipe fornecia suporte para alguma dúvida em particular: “Não raro, outros encontros foram realizados, notadamente, para ensinar ou dirimir dúvidas dos demandantes no uso de planilhas financeiras ou em ferramentas de personalização de redes sociais, por exemplo. Os alunos aprendiam e elaboravam soluções customizadas para cada demanda”, destaca Sérgio Migowski.

Ao longo dos anos de 2020 e 2021, o IFRS Contribui trabalhou com empresas de diferentes locais do país, a saber: Gravataí, Viamão, Ivoti, São Paulo, Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Erechim e Osório. Foram 35 demandas atendidas em 2020 e cerca de 40, em 2021.

O Instituto Federal possui dois projetos IFRS Contribui cadastrados – um no Campus Canoas e outro no Campus Viamão. Por ser uma ação que congregou diferentes campi, professores de Bento Gonçalves, Erechim e Farroupilha também integraram a iniciativa.

Alguns servidores do Campus Canoas participaram de maneira bastante ativa no atendimento das demandas, especialmente por estarem diretamente ligadas às suas áreas específicas de atuação. Entre estes, podemos citar os professores Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues, Priscila Wachs, Xana Campos Valerio, Marcelo Luiz Pereira e Mariano Nicolao.

Parabenizamos os envolvidos no projeto IFRS Contribui e desejamos boa sorte!