‘Gurias fazendo Ciência’: um projeto que incentiva a curiosidade e o pensar científico de meninas da Educação Básica

O projeto Gurias fazendo ciência, do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), iniciou oficialmente em 26 de março de 2021. O objetivo do projeto é incentivar a curiosidade e o pensar científico de meninas da Educação Básica para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação, ampliando a parceria entre a rede pública de educação básica no município de Canoas e o Campus Canoas do IFRS. Foi preciso um esforço da equipe para se reinventar, em função da pandemia Covid-19, com realização de encontros remotos e busca de alternativas para alcançar os objetivos.

A etapa de planejamento foi realizada de março a agosto de 2021, com a organização das atividades, a definição de formas de divulgação do projeto, encontros com a Secretaria Municipal de Educação de Canoas, direção e professoras das escolas parceiras, além da seleção das alunas bolsistas do Campus Canoas e das escolas municipais. O projeto conta com 3 bolsistas que são alunas do ensino superior e 15 bolsistas que são alunas do ensino médio ou fundamental.

As escolas municipais que participam desse projeto são as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Ícaro, Monteiro Lobato, Nelson Paim Terra, Prefeito Edgar Fontoura e Santos Dumont. Além disso, participam as estudantes do ensino médio integrado do Campus Canoas do IFRS.

Execução se iniciou em setembro

A etapa de execução do projeto Gurias fazendo ciência teve início em setembro de 2021, com encontros para que a equipe se conhecesse e debatesse sobre o tema do projeto. A primeira reunião geral aconteceu no dia 10 de setembro, com apresentação do projeto e proposta de cronograma das atividades.

De setembro a dezembro foram realizados encontros semanais online sobre iniciação científica, ministrados pela estudante voluntária da Licenciatura em Matemática Tauana Miranda. Nestes encontros, as bolsistas do projeto desenvolveram uma pesquisa científica e ao final apresentaram os trabalhos elaborados.

Foram realizadas duas lives no canal do YouTube. No dia 15 de outubro aconteceu a live com as ex-alunas do Campus Canoas do IFRS, Nataly Toma e Rafaella Bueno. No dia 12 de novembro ocorreu a live “A trajetória de mulheres no mundo da ciência”, apresentada pela professora doutora em Química Elina Bastos Caramão.

No dia 15 de dezembro ocorreu o primeiro encontro presencial do projeto, para encerramento das atividades de 2021 e apresentação do planejamento para 2022.

Texto: Profª Drª Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues