Início do conteúdo

Feira de Empregabilidade e Cidadania do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Rio Grande do Sul promove aprendizados e oportunidades de colocação profissional


Promovida de forma conjunta entre os Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS) e Sul-rio-grandense (IFSul), a I Feira de Empregabilidade e Cidadania do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Estado ocorreu nesta terça-feira, 12 de agosto, no IFRS – Campus Canoas. Na ocasião, foi realizada também a aula inaugural dos cursos ofertados pelo programa no campus: de Pintor Industrial, Auxiliar de Serviços Diversos e Isolador de Tubulações.

O evento reuniu aproximadamente cem estudantes e egressos das turmas do Programa Autonomia e Renda ofertadas nos dois Institutos. A programação teve palestra sobre as unidades da Petrobras no território e oficinas de elaboração de currículo, oratória para o mundo do trabalho, economia solidária e gestão do tempo.

Em paralelo, foi realizada a Caravana de Empregos da Prefeitura de Canoas, a qual contou com 27 empresas de diferentes áreas que disponibilizaram vagas e conversaram com interessados em se candidatar. A Caravana, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, contabilizou 323 atendimentos nesta edição.

Expectativas e motivação para estudantes e egressos

Acolhimento, integração e motivação destacaram-se na avaliação dos participantes. Egressa do curso de Auxiliar de Serviços Diversos ofertado no IFSul, Elaine Cristina de Souza está à procura de oportunidades. Na Caravana de Empregos, ela conversou com representantes de quatro empresas com vagas e está otimista: planeja estar empregada quando houver a próxima feira. “Foi uma experiência única, de conhecimento e expectativas em relação às entrevistas que participei”, conta.

Também em busca de trabalho, Gislaine Lopes de Moraes concluiu o mesmo curso, porém no IFRS. Ela destaca vários pontos positivos do evento, como o acolhimento recebido; as explicações da palestra sobre as unidades da Petrobras; a escuta e os aprendizados da oficina. Além disso, também fez contatos com empresas na Caravana de Empregos e enviou currículos. “Fiquei entusiasmada. Com a maioria das empresas, temos contato virtual para a seleção, mas hoje foi um momento de olho no olho, de analisar o perfil e o currículo. Foi ótimo.” Gislaine acrescenta que, assim como o curso, “a feira foi mais um divisor de águas de aprendizagem e experiência”.

Já Luciane Alves de Souza está começando a qualificação de Pintor Industrial no IFRS e considerou a feira um momento importante por permitir “demonstrar que estamos nos qualificando para participar de futuros processos seletivos”. “Iniciamos as aulas na semana passada e fiquei positivamente surpresa com os conteúdos que iremos trabalhar e com o acolhimento de todos no IFRS, especialmente dos professores, que se colocaram como parceiros nessa jornada.”

Educação para a transformação social

A oferta de educação para a transformação social é um objetivo que alinha e une os Institutos Federais e o Programa Autonomia e Renda Petrobras, e esse fator foi destacado na fala das autoridades durante a abertura da Feira. Representantes das instituições parceiras salientaram o orgulho de integrar um programa que vem fazendo a diferença na vida de muitas famílias.

Adriana Martins, profissional de nível superior master da área de Responsabilidade Social da Petrobras, parabenizou os alunos por terem feito a escolha de investir tempo e esforço em educação, e acrescentou um pedido: “não desistam do curso”. Apesar das dificuldades de conciliar estudos com casa e família, Adriana lembrou-os que podem contar com a estrutura dos IFs e buscar apoio. “O sucesso de vocês no curso e, futuramente, no mercado de trabalho é o nosso melhor resultado.”

Para a coordenadora do programa pelo IFRS, Leila Schwarz, os cursos “integram um projeto maior: o de construir um país mais justo e mais sensível às necessidades de quem está em situação de vulnerabilidade”. “Sabemos que a educação tem o poder de mudar vidas. E sabemos também que a realidade de muitos aqui presentes envolve superações diárias. Por isso, queremos dizer: vocês não estão sozinhos. Estamos aqui para acolher, apoiar e caminhar junto com vocês.”

O coordenador do programa pelo IFSul, Endrigo Pereira Lima, observou que a feira é o ápice do programa, pois, junto com a qualificação profissional, o programa objetiva proporcionar uma inserção no mundo do trabalho, para que os concluintes possam exercer seus direitos de cidadão tendo autonomia e renda.

Tiveram falas também na abertura a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSul, Carolina Mendonça Fernandes de Barros; a diretora-geral do IFRS – Campus Canoas, Patrícia Nogueira Hübler; o diretor-geral do IFSul – Campus Sapucaia do Sul, Fabio Roberto Moraes; a coordenadora-geral do Programa pela FAIFSul, Isabel Gravato; a coordenadora-adjunta de articulação do Programa com os Institutos Federais, Angela Rangel Ferreira Tesser; e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Canoas, Patrícia Augsten.

A palestra foi ministrada pelo gerente da Unidade Termelétrica Canoas, Emerson Gomes da Costa, e pelo gerente setorial de Equipamentos Estáticos da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Marcelo Rodrigues da Rosa.

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos e ampliando as chances de ingresso no mercado de trabalho.

Lançado em junho de 2024, é uma parceria entre a Petrobras, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi SENAI SESI. O IFRS e o IFSul são parceiros desde as primeiras iniciativas, com a oferta de cursos FIC.

Para saber mais e acompanhar as novidades, acesse o site autonomiaerenda.com.br e as redes sociais @IFRSCanoas @ifsul_sapucaia. Acesse também as redes sociais @petrobras.

Fim do conteúdo