Evento remoto consolida parceria de mobilidade estudantil entre Brasil e Itália

Na quarta-feira, 27 de outubro de 2021, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Canoas e o Istituto di Istruzione Superiore Via Copernico, da cidade de Pomezia, na Itália, celebraram parceria que tem como um de seus objetivos promover o intercâmbio entre estudantes brasileiros e italianos.

O encontro colaborativo entre Brasil e Itália tornou-se possível a partir da Feira das Cidades de 2020, atividade que integra o programa de extensão Olhares sobre as cidades: experiências de viagem, coordenado por Sheila Staudt.

O evento remoto apresentou o projeto de cooperação que aproxima duas culturas distintas e possibilita a troca de experiências e aprendizados entre brasileiros e italianos.

A Agenda 2030 trabalha ações visando ao desenvolvimento sustentável e é a norteadora das propostas que consolidaram a iniciativa transnacional.

Os objetivos específicos que regem o acordo inédito firmado entre o Campus Canoas e o Istituto Via Copernico são: educação de qualidade, igualdade de gênero e cidades e comunidades sustentáveis.

A reunião virtual contou com manifestações de brasileiros e italianos, a saber: Marlova Benedetti, Pró-reitora de Extensão do Instituto Federal (representando o Reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck); Patrícia Hübler, Diretora-geral do Campus Canoas; Roberto Bortot, Cônsul-geral da Itália em Porto Alegre; Francesco Celentano, Diretor do Istituto Via Copernico; Professora e colaboradora do setor cultural do Consulado Geral da Itália, Lucia Vitiello; Professora e colaboradora no âmbito da modalidade estudantil entre Brasil e Itália, Maria Cristina Santonocito; Diretora de Ensino de Italiano do Sul do Brasil, Monica Faggionato; Coordenadora do projeto extensionista do Campus Canoas Olhares sobre as cidades, Sheila Staudt.

Agradecemos a todos os brasileiros e italianos que integram este projeto pioneiro!