10ª Feira das Cidades encerrou com sucesso nesta quinta-feira. O evento ocorreu de forma online

A 10ª edição da Feira das Cidades, tradicional evento anual do Campus Canoas, ocorrerá nesta quarta e quinta-feiras, dias 11 e 12 de novembro. O evento ocorrerá online em função da pandemia Covid-19.

A Feira das Cidades terá oficinas, mesas-redondas, bate-papos, apresentações culturais, entre outras ações, todas voltadas ao compartilhar de experiências proporcionadas pelos diversos tipos de viagens.

Neste ano, a equipe organizadora convida a comunidade para responder à seguinte questão: que falta faz uma viagem?

PARTICIPE

» Envie seu depoimento “Que falta faz uma viagem?”

» Canal YouTube (transmissão do evento online)

» Escolha a atividade e inscreva-se

» Siga nas redes: Instagram e Facebook

Quarta-feira, dia 11

♦ 15h às 15h20 | Atividade cultural “Aula de Hip Hop Dance”, com Carolina Narciso Fossá. Transmissão: YouTube.

♦ 15h30 às 17h | Oficina “Paisagem líquida”. Projeto LAR, com Juliana Mülling, Eduardo Link e Isadora Hoff. Transmissão: Inscrições via Google Meet (20 vagas com material de aquarela, retirada no IFRS Canoas e até 40 vagas livre)

♦ 17h às 18h30 | Oficina “Brasília: poesia, arquitetura e canção popular”, com Dra. Ana Cardoso. Transmissão: Google Meet mediante inscrição.

♦ 17h às 18h30 | Oficina “She Goes: mulheres viajantes”. Transmissão: Google Meet mediante inscrição.

♦ 18h | Conversation meeting – Meditation and Well-Being. Inscrições: via GMeet com coordenação da professora Luciane Oliveira (IFRS).

♦ 19h às 19h30 | Atividade cultural “David Arcaide – Outras histórias”. Transmissão: YouTube

♦ 19h30 às 21h | Abertura oficial – “Espaços visíveis e invisíveis na literatura brasileira contemporânea”. Com escritor Luiz Ruffato e mediação da professora Cimara Valim de Melo.  Transmissão: YouTube
Participação da diretora-geral do Campus Canoas, Patrícia Hübler, intérprete de Libras Natasha Silva e professora Sheila Katiane Staudt.

Quinta-feira, dia 12

♦ 15h às 15h30 | Atividade cultural com Luísa Schmitz de Castro (voz e violão). Transmissão:  YouTube.

♦ 15h30 às 17h | Bate-papo com brasileiros no Exterior: pandemia Covid-19, com Karin Dau Bauken – Alemanha;  Jade Nogueira, Brenda Nogueira e Luís Fernando Oliveira – Portugal; Raque Gruner – Colômbia; Júlia Colvara – Itália; Hippolyte Staudt – Luxemburgo; Raimundo dos Santos – Reino Unido Transmissão: Inscrições via Google Meet.

♦ 17h às 18h | Mesa-redonda – “Viagens de lazer, estudo e trabalho nos países”,  com Lucia Vitiello, leitora ministerial de italiano junto ao Consulado Geral da Itália e Thomas Lamouroux, diretor da Aliança Francesa (AF). Transmissão: YouTube.

♦ 18h | Roda Leitura “Geografias literárias”. Inscrições: GMeet

♦ 18h | Culinária Francesa, com Ediele de Lima – Transmissão: YouTube.

♦ 19h às 19h30 | Atividade cultural – Dança oriental árabe, com Ciane Matte. Transmissão: YouTube

♦ 19h30 às 21h | Mesa-redonda e painel – “Viajantes em Motorhome e as diferenças entre modalidades de viagem”, com Ale e Duda – Get Outside. Transmissão:  YouTube.

♦ 21h | Encerramento. Com professora Sheila Katiane Staudt e coordenador de Extensão do Campus Canoas Professor Marcos Aguiar. Apresentação do vídeo 10 anos da Feira das Cidades. Transmissão:  YouTube.

E CHEGAMOS A 10 EDIÇÕES…

Foto: João Henrique Machado

Encerramento da VII Feira das Cidades (3/08/2017)

Nesses 10 anos de projeto e 10 edições da Feira das Cidades, mais de 450 palestrantes participaram deste evento multicultural. A continuidade do projeto propiciou duas publicações em livro impresso, com relatos de viagem, Crônicas de viagem do século XXI: olhares sobre as cidades (2014) e Feira das Cidades: travessias do século XXI (2018).

Essas obras trouxeram participações de escritores brasileiros premiados como Airton Ortiz, Luisa Geisler e Luiz Ruffato, além de artistas renomados como a rapper Negra Jaque e Carol Fossá, muitos estrangeiros, além de receber Instituições como Aliança Francesa, Instituto Confúcio, Instituto Goethe, UFRGS, AIESEC, Partners of the Americas, entre outras e firmar parceira com consulados a fim de promover a mobilidade estudantil, bem como uma aprendizagem ampla de nossos alunos técnicos, tecnólogos e licenciados.

Profª Drª Sheila Staudt

O PROJETO

Projeto: Olhares sobre as cidades: experiências de viagem

Coordenadora: Sheila Katiane Staudt

Resumo: A discussão sobre cidade tem sido tema de pesquisas e estudos vários, além de ser fonte quase inesgotável para os artistas que ficcionalizam questões relacionadas à urbe em seus trabalhos, principalmente a partir do século XIX. O programa “Olhares sobre as cidades: experiências de viagem” instigará a troca de ideias, informações, conhecimento e a partilha dos saberes e de experiências no espaço escolar e extraescolar, proporcionando a integração e troca de experiências com a comunidade e escolas vizinhas ao IFRS – Campus Canoas. Compreender que não estamos sós e olhar o outro como um ser único, a partir de uma aproximação com diferentes olhares sobre as cidades a partir de experiências de viagens é um dos objetivos deste trabalho. O programa permitirá integrar tais experiências e reflexões por meio do evento “Feira das Cidades”, que terá duração de três dias, sendo composto por diversas atividades acadêmicas e culturais, entre elas: espaços interativos de diálogo e trocas culturais, relatos e depoimentos dos viajantes (brasileiros e estrangeiros), exposição de fotos, vídeos e imagens das cidades visitadas em viagens de alunos e professores das escolas envolvidas. Além disso, serão ofertados cursos regulares, oficinas culinárias, palestras, mostras literárias e artísticas, sessões de cinema, entre outras ações ao longo do ano com vistas a alargar o campo de saber da comunidade intra e extraescolar.