Estudantes do Ensino Médio podem participar de curso de computação quântica da The Coding School

Estão abertas, até 08 de julho de 2022, as inscrições para uma oportunidade voltada a estudantes de ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) interessados em saber mais sobre o desenvolvimento científico e tecnológico promovido pela computação quântica. Essa é uma área que promete impactar nos mais diversos ramos da indústria, da saúde às finanças, da logística à cibersegurança.

A instituição The Coding School está ofertando aos alunos do IFRS o curso “Introduction to Quantum Computing”, com aulas remotas semanais, sempre aos domingos. A atividade terá duração de dois semestres.

São pré-requisitos para o curso que os estudantes tenham conhecimentos básicos de geometria e trigonometria, assim como capacidade de acompanhar o curso em inglês. Não é necessário conhecimento prévio de ciências da computação e/ou mecânica quântica.

São 35 vagas e as inscrições poderão ser realizadas por formulário eletrônico. Havendo mais inscritos, a seleção ocorrerá por sorteio. As aulas terão início em 18 de setembro de 2022.

Sobre o programa:

Qubit by Qubit (QubitxQubit) é uma iniciativa da The Coding School, sem fins lucrativos, dedicada a tornar o ensino de computação quântica acessível a estudantes do ensino médio. Através de parcerias com empresas e pesquisadores da área, a QubitxQubit traz a computação quântica dos laboratórios dos centros de pesquisa para as salas de aula ao redor do mundo. Para mais informações sobre o programa, acesse: www.qubitbyqubit.org.

Mais sobre o curso:

O curso terá duração de dois semestres e consistirá de aulas remotas semanais, sempre aos domingos. Terá também sessões de monitoria, para resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas, e entrega de tarefas propostas. As aulas serão ministradas na plataforma Zoom pela equipe da QubitxQubit.

No decorrer das aulas, os estudantes vão:

• ter uma introdução à álgebra linear;
  • descobrir as estranhezas da mecânica quântica;
  • explorar conhecimentos, protocolos e algoritmos quânticos;
  • programar circuitos quânticos em um computador quântico real.

Será fornecido pela The Coding School certificado de conclusão para os estudantes que cumprirem a carga horária mínima do curso e a realização das atividades propostas.