Estudante, fique atento aos períodos de reingresso, trancamento e rematrícula para os cursos superiores

O Campus Canoas divulga, por intermédio do setor de Registros Escolares, os períodos relativos ao reingresso, ao trancamento de matrícula e à rematrícula dos alunos dos cursos superiores para o ano de 2024.

Reingresso e Trancamento:

Período: de 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2024

Reingresso: os estudantes que estão com matrícula trancada e desejam retornar às aulas deverão contatar o setor de Registros Escolares, por e-mail, para solicitar o reingresso e terem acesso liberado ao sistema acadêmico para efetuar a rematrícula.

Trancamento:

1. os estudantes que estão com matrícula regular e que não realizarão rematrícula deverão contatar o setor de Registros Escolares, por e-mail, para solicitar o trancamento de matrícula para 2024/1.
  2. os alunos que estão com matrícula trancada e que não solicitarem reingresso deverão renovar o trancamento, via e-mail ao Setor de Registros Escolares, podendo ter a matrícula cancelada nos casos previstos na Organização Didática do IFRS se não realizarem a renovação do trancamento.

Importante:

1. aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial que não tenham concluído todas as disciplinas do 1º ao 5º semestres, indica-se realizar rematrícula, em razão do processo de extinção do curso.
  2. aos alunos que ingressaram até 2021/2 no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que não tenham concluído todas as disciplinas do 1º ao 4º semestres, indica-se realizar rematrícula, em razão do processo de extinção da oferta do curso no turno da manhã. Devem estar cientes que as disciplinas destes semestres estão sendo ofertadas somente no turno da noite, e que a confirmação de matrículas em disciplinas do 1º semestre poderá ocorrer na primeira semana de aula, após alocação dos alunos que já estão regulares.

Rematrícula SIAsia.ifrs.edu.br

# Rematrícula: 05/02/2024

# Ajuste de rematrícula e solicitação de disciplinas pendentes: 06 e 07/02/2024

# Divulgação do resultado final no Atestado de Matrícula no SIA:  16/02/2024

# Manual de Rematrículas SIA: acesse o informativo rematrículas SIA.

Rematrícula SIGAAsig.ifrs.edu.br/sigaa

# Rematrícula: de 05 a 07/02/2024

# Divulgação do resultado final no Atestado de Matrícula no SIGAA: 16/02/2024

# Manual de Rematrículas SIGAA: disponível no link https://unifica.ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/01/SIGAA-Matrícula-On-Line.pdf

Importante:

• leia as instruções do manual do seu sistema acadêmico antes de realizar a rematrícula.
  • os horários das disciplinas 2024/1 serão disponibilizados em edu.br/canoas/ensino/horarios-das-aulas.
  • as aulas iniciarão em 19/02/2024.
  • o resultado final da rematrícula será o divulgado nos sistemas acadêmicos no dia 16/02/2024, em razão dos ajustes manuais que se fizerem necessários no caso de mais alunos do que vagas, em virtude da limitação do espaço das salas.
  • no caso de mais candidatos do que vagas, será aplicada a Instrução Normativa nº 02/2019 – Define procedimentos a serem seguidos para a renovação de matrícula para estudantes de graduação do Campus Canoas.
  • ajustes finais de rematrícula: de 19 a 23/02 – caso o estudante não tenha conseguido vaga em todas as disciplinas que indicou na rematrícula, ou queira cursar componente equivalente ofertado em outro curso, deve enviar e-mail para [email protected] informando a disciplina de interesse. O Registro Escolar atenderá as solicitações recebidas para disciplinas que ainda tenham vagas e que o aluno tenha os requisitos, na ordem de recebimento dos e-mails.

Dúvidas devem ser encaminhadas exclusivamente por e-mail a [email protected].

No contato, o aluno deve informar seu nome completo, curso e nº de matrícula ou semestre de ingresso, para identificarmos a qual sistema acadêmico está vinculado.