Debate sobre desafios da Educação e Ciência em tempos de pandemia marcam o segundo dia da I Mostra Metropolitana

O segundo dia da I Mostra Metropolitana do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foi marcado pelo início das apresentações dos trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cinco campi que compõem o evento: Alvorada, Canoas, Porto Alegre, Restinga e Viamão. Dezenas de estudantes, em companhia de seus professores orientadores, ocuparam as salas virtuais (somente para inscritos) para apresentar suas conclusões nos projetos (confira aqui as apresentações). O segundo dia ainda teve a participação especial de Mellanie Fontes Dutra e Pedro Hallal que expuseram suas ideias no painel aberto ao público “Desafios da Educação e da Ciência, em tempos de pandemia” (leia matéria completa sobre o painel).

Pela manhã, também transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da I Mostra Metropolitana, ocorreu a oficina “A matemática na análise da pandemia de COVID-19: entendendo a transmissão do vírus e a eficácia das vacinas”, com Carina Loureiro Andrade. O dia se encerrou com outras duas oficinas também transmitidas ao vivo: “Alimentação saudável na metrópole em tempos de pandemia: é possível?”, com o professor Claudio Fioreze, e “Pedagogia da indignação: conversas sobre a atualidade de Paulo Freire em tempos de pandemia.” com mediação do professor Marcelo Mallet Siqueira Campos.

A I Mostra Metropolitana do IFRS é um evento que congrega a 5ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MEPEx) do Campus Alvorada, o 4º Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENPEX) do Campus Canoas, a 21ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão (MostraPOA) do Campus Porto Alegre, a 10ª Mostra Científica do IFRS Campus Restinga e a 5ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do Campus Viamão.

O tema da I Mostra Metropolitana do IFRS é “Metrópoles em tempos de pandemia: desafios para a ciência e para a educação”. O objetivo geral é promover um espaço virtual de troca de experiências, exposição, discussão de projetos e ações de ensino, pesquisa, extensão, bem como performances artísticas e culturais.

Confira programação completa e
tudo sobre o evento no Espaço Especial