Geral
Campi recebem 670 estudantes do nono ano para as primeiras turmas do PartiuIF
Os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) receberam 670 novos estudantes no final do mês de abril. São as primeiras turmas do PartiuIF – Programa nacional de promoção de igualdade de oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Voltada a matriculados no nono ano do ensino fundamental das redes públicas, a iniciativa oferece atividades para recuperar aprendizagens, desenvolver habilidades e competências. O IFRS ofereceu uma turma em cada um dos seus 17 campi. A procura pelas vagas superou a expectativa das equipes: foram 2.008 inscritos para as 670 vagas.
Os públicos prioritários são estudantes com renda inferior a 1 salário mínimo, pretos e pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Os participantes recebem suporte educacional e pedagógico e uma bolsa mensal de R$ 200,00 para custear despesas relacionadas à participação no curso.
Entre os objetivos está contribuir para que mais alunos de escolas públicas consigam futuramente ingressar na rede federal de educação. Ao mesmo tempo, o PartiuIF possibilita que a comunidade entenda melhor o funcionamento e os objetivos dos Institutos Federais, como aponta o coordenador do programa no IFRS, Neudy Alexandro Demichei.
“Mais do que aumentar as chances de aprovação desses estudantes no Processo Seletivo, esperamos reforçar o entendimento de que o IFRS é uma instituição voltada para todos os grupos sociais, em especial para a população mais vulnerável, público prioritário do programa”, afirma Demichei, complementando: “Queremos ainda que as atividades constituam nos participantes a importância do estudo como caminho para a transformação social sua e da sua família.”
Os cursos ocorrerão durante oito meses no contraturno das aulas regulares nas escolas públicas. Entre os conteúdos, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza estão em foco. O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com os Institutos Federais.
Recepção às turmas de 2025
Os campi realizaram atividades especiais para receber os alunos e seus familiares no primeiro dia de aulas. Houve apresentação dos espaços e das estruturas, falas de recepção dos gestores das unidades e da Reitoria, ações de integração e confraternização. Foi um momento de expectativas e de começar a sonhar com o futuro.
Para a estudante Ana Clara dos Santos, selecionada para o programa no Campus Osório, a aproximação com a unidade pode representar novas perspectivas. “Eu até pensava em estudar aqui, tinha vontade, mas nem cogitava a ideia de fazer a prova porque achava que era muito difícil para gente”, afirmou durante a aula inaugural realizada no dia 23 de abril.
A estudante Brenda Mertz, da turma do PartiuIF no Campus Sertão, é moradora de Coxilha e estava empolgada para o início das atividades. “Espero aprender mais e fazer novas amizades”, contou, ao participar da solenidade de abertura do Partiu IF 2025 na unidade, também no dia 23 de abril.
Confira fotos da recepção aos estudantes do PartiuIF 2025 nos campi:
Campus Canoas
Campus Restinga
Campus Rio Grande
Campus Veranópolis