Início do conteúdo

Atividades para além da sala de aula ampliam conhecimentos das turmas no IFRS


Proporcionar experiências que enriquecem a formação dos estudantes é um dos objetivos do Programa Autonomia e Renda Petrobras. Para as turmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Canoas, diversas iniciativas têm reforçado esse compromisso.

Uma atividade diferenciada ocorreu no dia 15 de setembro, com a participação dos três cursos ofertados na unidade: Isolador de Tubulações, Pintor Industrial e Auxiliar de Serviços Diversos. Os estudantes visitaram a Feira de Ciências e Inovação Tecnológica (IFCITEC) realizada no campus. O evento contou com mais de cem pesquisas de diferentes áreas do conhecimento elaboradas por equipes de ensinos fundamental e médio e apresentadas em forma de pôsteres.

As turmas ouviram as explicações, esclareceram dúvidas e, ao final da visita, cada aluno entregou um formulário com a sua avaliação do evento e a indicação do projeto que mais lhe chamou a atenção. Aproximadamente metade dos estudantes nunca havia participado de uma feira de ciências, observa a pedagoga do Programa Autonomia e Renda no IFRS, Cláudia da Silva Gomes, tendo como base as respostas nos formulários. “Foi uma oportunidade para eles entrarem em contato com outras formas de organizar os conhecimentos e perceberem que crianças, adultos, todos têm o potencial de produzir e compartilhar saberes.”

Além de conferir inovações e como as pesquisas foram desenvolvidas, foi possível inclusive conhecer projetos que permitirão agregar melhorias na rotina da família. A estudante Camila Teresinha Silva da Costa, de 31 anos, do curso Auxiliar de Serviços Diversos, interessou-se especialmente pelas inovações na área de saúde. Ela destaca um trabalho que resultou na criação de um site com orientações nutricionais, receitas e interação via chat para esclarecimentos de alimentação saudável. “Vou utilizar para buscar receitas e dicas para os lanches das crianças”, conta Camila, mãe de um menino de 9 anos e uma menina de 7. A aluna acrescenta o quanto o Programa Autonomia e Renda está agregando em sua vida: “Estava há dez anos sem estudar e está sendo maravilhoso fazer o curso. A gente também vê coisas diferentes, como essa feira de ciências e a Feira de Empregabilidade e Cidadania do Programa”.

Já para André Agnes, de 55 anos, da turma de Isolador de Tubulações, as pesquisas na área ambiental foram o destaque. “Eu tinha ido a uma feira de ciências há muito tempo, não lembrava mais como era. Achei muito interessante e escolhi um projeto que propõe limpar a água dos rios de maneira sustentável, com o uso de aguapés. O futuro é o estudo”, resume. Segundo a pedagoga Cláudia, a área de sustentabilidade foi a que se destacou no interesse. O fato de a comunidade de Canoas ter sido bastante afetada pela catástrofe climática de 2024 pode ter contribuído para despertar o olhar para os temas ambientais, avalia.

Estímulo à criatividade e contato com diferentes tecnologias

Outra experiência fora da sala de aula ocorreu no dia 05 de setembro, com a turma de Isolador de Tubulações. O grupo visitou o Labmaker do Campus Canoas, laboratório com computadores, impressoras 3D, kits de robótica, entre outros equipamentos para a criação de produtos e protótipos, na cultura do “Faça você mesmo”. Alguns estudantes levaram os filhos para participar da ação.

A ida ao Labmaker ocorreu na disciplina de “Fundamentos de Comunicação e Raciocínio Lógico”. Segundo a professora, Daiane Cristina Faust, a ideia surgiu a partir de uma aula introdutória sobre tecnologia, quando os alunos demonstraram interesse em saber mais sobre o funcionamento de uma impressora 3D. “O objetivo foi aproximar a teoria da prática e incentivar os estudantes a pensarem em soluções criativas para desafios reais, fazendo uso das ferramentas que o Labmaker do campus oferece.”

No espaço, eles foram recebidos pelo professor Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira e pelo bolsista Gabriel Flôres, que explicaram o funcionamento dos equipamentos, os materiais utilizados e apresentaram diferentes peças e jogos produzidos no laboratório.

Para Daiane, a visita representou ganho de conhecimento técnico e criatividade. “A turma conseguiu se aproximar da tecnologia aplicada a um contexto profissional específico, o que tornou o aprendizado mais envolvente, inovador e eficaz. Além disso, os estudantes foram incentivados a retornar ao espaço para o desenvolvimento de projetos próprios ou relacionados ao curso.”

Todas as atividades propostas vão ao encontro dos objetivos do Programa Autonomia e Renda Petrobras, que visa desenvolver diferentes habilidades, estimular novos conhecimentos, incentivar a criatividade e promover a integração das turmas,  preparando os estudantes de forma mais completa para a atuação no mundo do trabalho. Para saber mais sobre os cursos oferecidos pelo Programa e as áreas de atuação, acesse o site autonomiaerenda.com.br/cursos.

Fim do conteúdo