Assinado acordo de parceria para cooperação técnica entre Tribunal de Contas do Estado e Campus Canoas do IFRS

Foi assinado na tarde desta terça-feira, dia 17 de agosto de 2021, o acordo de parceria para cooperação técnica entre o Tribunal de Contas do Estado e o Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O objetivo do ajuste é a colaboração e o intercâmbio em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como a disseminação de informações públicas e o desenvolvimento de materiais e tecnologias em campos comum de interesse das duas instituições. O acordo teve tratativas iniciadas ainda em agosto do ano passado, culminando na assinatura do termo em evento virtual com a participação da diretora-geral do Campus Canoas do IFRS, Patrícia Nogueira Hübler, do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, conselheiro Estilac Martins Rodrigues Xavier, e do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, entre outras autoridades.

As atividades conjuntas entre as entidades devem, em princípio, atender aos seguintes objetivos principais:

• Realizar intercâmbio envolvendo professores, pesquisadores, técnicos, estudantes e demais profissionais;
  • proporcionar a troca e a produção de informações e conhecimentos;
  • organizar de forma conjunta conferência, painéis, cursos, seminários e outros eventos;
  • proporcionar momentos de estudo e formação.

Confira documento na íntegra

Convidada a falar, a diretora-geral do Campus Canoas, Patrícia Hübler, apresentou brevemente a unidade falando da abrangência de seus cursos e da atuação dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ela destacou as recém-criadas ofertas do campus que completa 11 anos no próximo dia 27 de agosto: o curso superior de Engenharia Elétrica, que se iniciou neste ano, e o mestrado em Matemática, com previsão para início de aulas no primeiro semestre de 2022.

_ A parceria com órgão da importância do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul nos permite planejar e atuar com mais força e vontade de realmente transformar nossa sociedade através da educação, levando conhecimento, valorizando a ciência e a tecnologia por um mundo mais justo e sustentável _ disse Patrícia.

Logo após, foi a vez do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, destacar a satisfação de estar celebrando o documento junto ao TCE-RS. Ele fez um rápido apanhado sobre a estrutura do instituto e sua atuação no Estado. O reitor ainda aludiu a possibilidade de estender a parceria feita com o Campus Canoas para os demais 16 campi do IFRS.

O diretor-geral do TCE-RS, César Luciano Filomena, disse que sua instituição é um órgão de controle com incentivo à cidadania e que o perfil do aluno do IFRS é propício para que o ideal do tribunal seja levado adiante.

_ Achamos muito importante que alunos de baixa renda consigam acessar o Ensino Superior. Isso, no tocante ao Tribunal de Contas, é algo muito caro, e portanto nós queremos estreitar isso em parceria com o IFRS na construção do conhecimento, do desenvolvimento cognitivo de nossos alunos e do nosso aprendizado _ ressaltou o diretor-geral.

Por fim, falou o presidente do TCE-RS, conselheiro Estilac Xavier. Ele explicou que o órgão busca constantemente uma relação estreita com a academia e que a celebração do acordo de parceria vem ao encontro dessa necessidade. O presidente também destacou que o Tribunal de Contas do Estado tem muito a contribuir na relação nova que se pactua, principalmente com relação à abertura de seu acervo, mas que também tem muito a aprender com o IFRS. Xavier ainda comentou sobre a situação econômica e social por que passa o país diante da pandemia Covid-19, lamentando as mortes, chegando a oferecer o acordo que estava sendo assinado em homenagem e sinal de respeito às vítimas:

_ Enquanto houver pessoas que pensem e estudem e que reflitam sobre a realidade, aqueles que querem o obscurantismo não passarão. Pode até levar tempo, mas não passarão. Sabemos que assim foi na história e assim queremos que seja. Queremos que nossa relação com o instituto seja longa, profícua, duradoura e benéfica para ambos, mas principalmente para o objetivo da nossa existência: a sociedade, a população que precisa de nós _ concluiu o conselheiro.