Início do conteúdo

Aprendizes de pintura aplicam conhecimentos e revitalizam fachada da Liga de Combate ao Câncer de Canoas e do Serviço de Oncologia do Hospital Nossa Senhora das Graças


Turma do curso Pintor Industrial, oferecido no IFRS – Campus Canoas pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras, participou da iniciativa

Com o trabalho voluntário de pintores aprendizes e a união de esforços de instituições e empresas, o prédio que abriga a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas e o Serviço de Oncologia do Hospital Nossa Senhora das Graças está com a fachada revitalizada. Os estudantes do curso de Pintor Industrial oferecido pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram da mobilização, realizada na sexta-feira, 29 de agosto.

O prédio destaca-se dos demais do hospital, com uma faixa cor-de-rosa aplicada junto à cor creme do restante da construção. Antes desbotadas, as cores ganharam um novo brilho. A iniciativa foi promovida pelo projeto Pintores do Futuro, das Tintas Renner, com a colaboração da Ferramentas Atlas.

A atividade prática contribuiu para o aprendizado da turma de Pintor Industrial, que começou as aulas no dia 04 de agosto. O aluno Erick Souza, de 20 anos, é um dos participantes e conta que eles já receberam conteúdos sobre equipamentos de pintura, tintas e preparação de superfícies, e com a ação foi possível ampliar e testar conhecimentos.

O colega Douglas de Freitas Benites, de 27 anos, concorda, afirmando ter desenvolvido habilidades além da teoria durante a pintura da fachada. “Na sala de aula, muitas vezes, a gente não entende a textura da tinta, como pegar o pincel, como segurar o rolo de forma técnica. Agora estamos mais desenvolvidos e compreendendo, nem que seja minimamente, a dimensão da pintura no mundo do trabalho”, aponta Douglas, acrescentando: “E como é uma atividade na Liga de Combate ao Câncer, ainda fizemos algo muito bom para a nossa sociedade”.

Os estudantes foram acompanhados e supervisionados pelos professores Gilberto Pavani, das disciplinas “Preparação de superfícies” e “Pintura Industrial”, e Cláudia Hendges Ribeiro, que ministra as aulas de “Saúde, Segurança e Meio Ambiente”, e também pelo coordenador do curso, Bruno Diniz Machado. O professor Gilberto elogia a participação do grupo. “Quando eles souberam da proposta, imediatamente se voluntariaram e compareceram em massa. Isso significa que eles têm desejo de contribuir com a melhoria da nossa sociedade e a necessidade de atividades práticas. Agradecemos a Liga, o hospital e as empresas pela parceria estabelecida”, observa.

O curso de Pintor Industrial tem 252 horas e duração aproximada de cinco meses, com aulas teóricas e práticas. Ao concluir, os participantes devem estar aptos a executar trabalho de pintura industrial em tubulações e equipamentos com o uso de ferramentas manuais e máquinas com tinta.

Espaço acolhedor para os pacientes

Uma organização sem fins lucrativos, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas está sediada junto ao Serviço de Oncologia do Hospital Nossa Senhora das Graças  em um prédio de dois pavimentos. A Liga fornece assistência gratuita, com diferentes serviços, a aproximadamente 500 pacientes em tratamento para o câncer. O trabalho é feito praticamente todo por voluntários e a principal fonte de renda são as vendas realizadas no brechó Vitrine do Bem. Por isso, a entidade foi buscar apoio para a pintura.

A presidente da entidade, Ana Maria Viezzer, destaca a preocupação em promover melhorias e a importância das parcerias para torná-las realidade. “A nossa fachada estava muito danificada, mas fazer essa revitalização com recursos próprios seria quase inviável”, aponta, complementando: “Recentemente melhoramos as salas de atendimento e em breve vamos repaginar a recepção, para que os pacientes cheguem a um ambiente limpo, bonito. Queremos que, além das palavras, o espaço também os acolha”.

Esse cuidado faz toda a diferença no tratamento de saúde, na opinião da paciente Elizabeth Garcia de Freitas, de 72 anos. Na manhã de 29 de agosto, dona Beth, como pede para ser chamada, foi ao Serviço de Oncologia para realizar um exame e ficou animada com a pintura da fachada. “Parei para perguntar o que estava acontecendo e adorei. Comecei o tratamento no hospital depois da pandemia e sou assistida pela Liga. É uma caminhada longa a que eu estou realizando e, para mim, é muito importante esse acolhimento, me dá mais força para continuar.”

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos e ampliando as chances de ingresso no mercado de trabalho. Os participantes recebem ainda bolsa-auxílio mensal durante o período de aulas. Lançado em junho de 2024, é uma parceria entre a Petrobras, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi SENAI SESI.

Para saber mais e acompanhar as novidades, acesse o site autonomiaerenda.com.br e as redes sociais @IFRSCanoas.

Fim do conteúdo