Alimentos são distribuídos para estudantes do Ensino Médio com verba da merenda escolar

Pelo menos 140 famílias de estudantes do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foram beneficiadas com alimentos nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro. A doação é a segunda durante este ano de pandemia feita com recurso específico para a merenda escolar que seria distribuída para estudantes do Ensino Médio, conforme lei federal. Nesta ação, foram distribuídos R$ 18.485,60. Na primeira ação, em 21 de julho, foram investidos R$ 7.947,44. Ambos recursos provêm da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destinado à merenda. No total deste ano, foram investidos R$26.433,04, o que corresponde a R$ 0,36 por merenda, o que é insuficiente. O recurso para garantir uma merenda satisfatória para os 200 dias letivos dos estudantes todo ano é retirado do custeio geral do campus.

A prerrogativa da entrega está baseada nos alunos do Ensino Médio cadastrados no programa de Benefício da Assistência Estudantil (BAE). As sacolas de alimentos carregam produtos provenientes da agricultura familiar agroecológica. As cestas respeitam as diversidades culturais e alimentares das produções locais conforme cada região do Estado onde o IFRS está situado.

Cada kit contém:

• 10Kg de arroz;
  • 6Kg de feijão;
  • 2Kg de farinha de milho;
  • 2Kg de batata-doce;
  • 1Kg de abobrinha;
  • 2Kg de lima;
  • 2kg de beterraba;
  • 2 dúzias de ovos;
  • 13 barrinhas de cereais*

*Estes itens haviam em estoque no campus.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Projeto de extensão entrega materiais de higiene e equipamentos de proteção individual em comunidade indígena