Início do conteúdo

Campus Canoas presente no 10º Salão do IFRS, que ocorre dias 18 e 19 de novembro em Bento Gonçalves


Evento tem a apresentação de 739 trabalhos de diferentes áreas do conhecimento desenvolvidos durante o ano nos 17 campi e na Reitoria

O Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) chega à décima edição e reúne aproximadamente 1.250 estudantes e servidores dos 17 campi e da Reitoria. O evento ocorre dias 18 e 19 de novembro de 2025 no Campus Bento Gonçalves. Para celebrar a primeira década, o tema central é “Saberes em Movimento: o IFRS em 10 anos de Salão”.

A programação está intensa, com a apresentação de 739 trabalhos, de diferentes áreas do conhecimento, que foram desenvolvidos ao longo do ano e serão demonstrados em sessões orais, pôsteres ou exposições. São iniciativas que envolvem alunos de cursos técnicos, superiores de graduação e pós-graduação.

Na terça-feira, 18, as atividades começaram às 13h30, e a cerimônia oficial de abertura foi às 15h30, no Ginásio do Campus Bento Gonçalves, contando com apresentação artística e outros momentos especiais. A programação seguiu até o início da noite. Nesta quarta-feira, 19, o Salão recomeçou às 8h e se estenderá até a cerimônia de encerramento, às 17h15, quando será feito um balanço do evento e haverá uma apresentação musical.

A programação compreendeu os seminários de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); de Extensão (Semex); de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); de Pós-Graduação; e de Internacionalização, Sessão de Indissociabilidade e as mostras de Inovação e Tecnologias (MIT) e de Protótipos Automotivos. Ocorreram também os encontros de Educação a Distância, de Periódicos, a Feira de Sabores e Saberes, a Exposições do Núcleo de Memória (NuMem) e o Espaço Ações Afirmativas, entre outras atividades.

O evento é organizado pelas pró-reitorias de Extensão (Proex), de Ensino (Proen) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), com o apoio dos comitês de cada área e do Departamento de Comunicação da Reitoria do IFRS.

 

Obs.: a galeria de fotos abaixo está sendo constantemente atualizada de acordo com o fluxo dos registros que estão sendo enviados pelos participantes do evento em Bento Gonçalves.

GALERIA DE FOTOS
[clique para ampliar]

* Fotos enviadas por participantes do evento

 

PROJETOS DO CAMPUS CANOAS PRESENTES NO EVENTO

 

  • Ações de extensão em educação ambiental como ferramenta para a transformação social e sustentabilidade

Rafaella Fernandes da Luz

  • Monitoria de eletrotécnica: fortalecendo a base teórica para a formação técnica

Johann Da Silva Buhler

  • Parceria IFRS e Escolas: experiências de um projeto de olimpíadas de matemática em Canoas

Giovana Vieira da Silva da Silva

  • Gincana Matemática: estratégia de popularização da matemática junto a alunos da educação básica do município de Canoas

Rafaela Gudaites Bento

  • Análise dos efeitos colaterais do ozempic (semaglutida) e mounjaro (tirzepatida) em populações adultas e idosas: Revisão sistemática

Rafaela Jorge Martins

  • Análise de Covariância dos níveis de atividade física e comportamento sedentário em relação à imagem corporal em estudantes do PROEJA do IFRS Campus Canoas

Bruno de Souza Pacheco

  • Cultura Maker em Ação e Extensão: proposta 3P

Leonardo Moura

  • Pesquisa e produção do materiais didáticos da Matemática: reconstruindo o ensino em tempos de crise

Daniele Dalponte Brollo

  • Laboratório maker: um espaço de formação e inovação acadêmica

Lucas Silveira Velnecker

  • Literatura e testemunho: o papel da escrita na representação do bem-viver e da resistência indígena ao garimpo na Amazônia

Maria de Lourdes Dias Hoffelder

  • English Club: conectando pessoas por meio da Língua Inglesa

Maria Eduarda da Silva Lopes

  • O que quero ser quando crescer? ações para auxiliar estudantes concluintes do ensino médio do IFRS Campus Canoas nas escolhas acadêmicas e profissionais e na inserção no mundo do trabalho

Isabella Fernandes Rizzon

  • II Feira das profissões: ligando o presente e o passado para construir o futuro

Mellany Moura Brum

  • Dos resíduos ao cinema: as experiências do projeto metamorfose

Lavínia Friedrich Cezar

  • Offboard: manutenção de computadores com consciência ambiental a serviço da comunidade

Yuri de Oliveira Bitencourt

  • Clube de leitura mulheres: incentivo à leitura e à representatividade feminina

Karina Souza da Silva

  • Gurias fazendo Ciência: A representatividade feminina nas áreas de STEM

Micaela Meireles Barreto

  • Esportizando: qualidade de vida e saúde no espaço escolar

Bernardo Manghi Lhul

  • Mobilidade acadêmica e cultural: um relato internacional

Ana Luísa Pereira Lucas

  • Tráfico e escravidão de africanos através dos registros de batismo (Rio Grande do Sul, 1780-1850)

Emilli dos Santos da Silva

  • RevisãoOnline: análise de dados e estratégias para otimizar o
    desempenho da plataforma
  • RevisãoOnline e produção de materiais: estratégias para ampliar o alcance e fortalecer o aprendizado sobre redação

Eduardo Rosa Tedesco

  • VLAD: dicionário inteligente integrado ao RevisãoOnline

Hiago Scheltz Tonel

  • RevisãoOnline e Riana: Inteligência Artificial para correção de redações e redução das desigualdades educacionais

Isadora Paiva de Mattos

  • IFRS para tod@s: preparatório de Matemática para o ingresso, ampliando possibilidades em busca da equidade social

Giovana Ester Cantú

  • Pibid: uma oportunidade de interdisciplinaridade nas licenciaturas do IFRS

Rebeca de Souza Freitas

  • O projeto de histórias em quadrinhos e audiovisual em processos pedagógicos

Fernanda Bastos Marcelo

  • IFCITEC: Feira de Ciências e de Inovações Tecnológicas do IFRS Campus Canoas

Anna Carolina Silva da Rosa

  • Aprendendo sobre educação ambiental a partir de jogos

Patrícia Cassel da Rosa

  • Recursos e ferramentas para a construção de gráficos estatísticos no GeoGebra

Diego Pizzoli

  • Releituras Machadianas: literatura clássica no ensino contemporâneo

Camilly Akcelrud Rocha

  • Educação como processo de formação humana integral no ensino profissional e tecnológico

Lavínia Machado Goldschmidt

 

 

Fim do conteúdo